Edifício Martinelli tem concertos gratuitos de jazz, inclusive internacionais

“Música nas Alturas”, projeto que faz parte da programação do Mês da Cultura Independente, traz shows de jazz gratuitos a 130 metros de altura, no Edifício Martinelli, durante todo o mês de setembro

O Mês da Cultura Independente chega à sua 9ª edição neste mês com uma programação completa que inclui shows, intervenções, cursos, debates e oficinas, em espaços culturais e ao ar livre. Um dos destaques é a novidade especial desta edição, o Música nas Alturas, projeto que leva uma série de concertos de jazz e improvisação instrumental para o terraço no topo do Edifício Martinelli, com 130 metros de altura, na região central (Rua São Bento, 405).

Vitor Araújo é uma das atrações dos concertos no Edifício Martinelli. (Foto: Divulgação)
Vitor Araújo é uma das atrações dos concertos no Edifício Martinelli. (Foto: Divulgação)

A abertura ocorre no dia 16, com show do compositor holandês Jozef van Wissen e seu som minimalista construído com alaúde. Na semana seguinte, dia 19, o destaque é o pernambucano Vitor Araujo, que reconhecido por unir a música popular e o erudito. Nos dias 23 e 26, os ingleses Trevor Watts e Veryan Weston fazem um duo de saxofone e piano, apresentando o melhor do improviso no jazz. O encerramento fica por conta do saxofonista, clarinetista e compositor dinamarquês Lars Greve, que mostra, no dia 30, faixas de seu álbum “Breidablik”, totalmente baseado na improvisação.

JOZEF VAN WISSEM (HOLANDA)

Jozef Van Wissem é um compositor minimalista holandês. Além de álbuns solo e com participações de outros músicos (até agora já são 26), Van Wissem também fez a partitura do jogo The Sims Medieval e a trilha do filme Only Lovers Left Alive, de Jim Jarmusch, que deu ao músico o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival de Cannes de 2013.

| Dia 16, 19h30

VITOR ARAUJO

Prodígio do Recife, Vitor Araújo lançou seu primeiro disco pela Deck Disk com apenas 18 anos. TOC Ao Vivo no Teatro Santa Isabel, mostrou seu talento para unir o popular ao erudito, propondo releituras de canções famosas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Ray Charles, Radiohead e duas composições próprias, “A Valsa e a Lua” e “A Última Sessão”. Em 2012, agora independente, lança seu segundo álbum, A/B, bem recebido pela crítica e que rendeu apresentações no Festival Circulart 2015, na Colômbia.

| Dia 19, 16h30

 TREVOR WATTS E VERYAN WESTON (INGLATERRA)

A dupla formada por Trevor Watts (sax alto) e Veryan Weston (piano) é um dos grandes nomes do jazz e do avant-garde no Reino Unido. Enquanto Watts acumula em sua carreira a criação do Spontaneous Music Ensemble ao lado de John Stevens e participações com músicos como Archie Shepp, Steve Lacy, Don Cherry e Jayne Cortez, Weston já colaborou com diversos nomes da música como Lol Coxhill, Eddie Prévost, Caroline Kraabel e Phil Minton. Ambos começaram a tocar juntos há mais de 20 anos, dentro do Moiré Music, projeto de Watts, mas iniciaram o trabalho como dupla apenas no começo dos anos 2000, e contam com quatro discos lançados.

| Dia 23, 19h30

| Dia 26, 16h30

 LARS GREVE (DINAMARCA)

Apoio: Instituto Cultural da Dinamarca

Lars Greve é um clarinetista e saxofonista dinamarquês que vive em Copenhague. É conhecido por ser dono de um talento multi-facetado, não ficando preso a um único gênero. Em sua discografia solo lançou o álbum “Breidablik”, contribuiu com diversos artistas e integra vários grupos como Alex Jønsson 3, Girls In Airports, Maria Faust Group e Markus Pesonen Hendectet.

Dia 30, 19h30

Serviço:

Edifício Martinelli – Av. São João, 35 – Terraço

80 lugares – retirar 30 minutos antes do espetáculo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s