PROJETO PAPELÃO, UMA ALTERNATIVA DE ARTE SUSTENTÁVEL PARA O MUNDO

Com matéria prima retirada do lixo, Edgar de Camargo dá nova vida ao descartável

Desde 2011, sob o conceito de transpor a reciclagem com originalidade e autenticidade, o artista plástico Edgar de Camargo inova e propõe uma alternativa na reutilização de materiais descartados com o Projeto Papelão. O proprietário e curador do True Love Tattoo, tradicional estúdio de tatuagem localizado no bairro da Bela Vista, em São Paulo – SP, já teve suas obras expostas nas principais capitais culturais do mundo.

True Love Tatto realiza o Projeto Papelão. (Foto: Divulgação)
True Love Tattoo realiza o Projeto Papelão. (Foto: Divulgação)

Com cores fortes, visual moderno, dentro de formatos tradicionais ou abstratos em 3D, a arte de Camargo é 100% sustentável e ecológica ao utilizar o papelão como base central das peças, sendo uma alternativa totalmente adaptada para a atual realidade global. Lado a lado com a atmosfera criativa que é encontrada em seu estúdio, a gênese do Projeto Papelão é manual, fazendo uso de poucas ferramentas, como bisturi ou estilete, látex, canetas poscas e spray. Quando finalizadas, suas obras oscilam entre sonhos, imagens místicas, símbolos religiosos, personagens históricos, animais de estimação ou selvagens. “O que me deixa mais feliz em todo processo é ver este material, outrora descartado e que estava no lixo, sendo reutilizado, recebendo vida e trazendo cores aos ambientes instalados”, define o artista.

Suas obras já foram expostas na Galeria Forman’s Smokehouse Gallery em Londres, Inglaterra, no Festival de Museum Nacht, Oude Kerk em Amsterdam, Holanda, e no Brasil, no Projeto CONTEM®, uma iniciativa de incentivo ao consumo consciente e a divulgação de práticas sustentáveis, além do Cartel 011, e feiras de arte do SESC.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s