“Peter Pan” traz a origem do menino que não queria crescer

Por Alessandra Gardezani

Quem nunca sonhou em conhecer a incrível “Terra do Nunca” e viver ao lado do famoso menino que não queria crescer? Pois é a história de Peter Pan que estreia na próxima quinta-feira (8) nos cinemas de todo o Brasil. Desta vez esqueça Wendy, João, Miguel, Tinkerbell (ok, ela faz uma aparição super-relâmpago no fim do filme), entre outros famosos personagens deste clássico que atravessa gerações. A princípio, pode-se pensar que é apenas mais uma versão, mas o diretor Joe Wright conseguiu sair da mesmice e segue um pouco a linha de “Malévola”, que conta a história da personagem antes de ela se tornar a temida vilã de “A Bela Adormecida”. Em “Peter Pan”, Wright conta a história de Peter, antes de ser Pan.

"Peter Pan" estreia nessa quinta-feira, 08, nos cinemas. (Foto: Divulgação)
“Peter Pan” estreia nessa quinta-feira, 08, nos cinemas. (Foto: Divulgação)

Tudo começa com a mãe de Peter, Mary (Amanda Seyfried), o deixando na porta de um orfanato junto a uma carta e um colar especial. Aliás, este colar deve ter atenção porque será uma peça essencial no ápice do filme.  A partir disso, é mostrado o cotidiano do garoto no orfanato, liderado por uma freira que mais parece uma bruxa. Peter (Levi Miller) está desconfiando do desaparecimento de alguns colegas e acredita que a diretora troca crianças por dinheiro durante a noite. Ele bola um plano junto com seu melhor amigo para espionar o que acontece nas madrugadas. E é exatamente nesta noite, que após abortarem o plano, todos os órfãos, incluindo eles, são sequestrados por piratas que chegam num navio flutuante.

Eles são guiados rumo à segunda estrela a direita, e então direto, até o amanhecer. Este é o endereço da “Terra do Nunca”, que vive um período difícil, governada pelo terrível pirata Barba Negra (Hugh Jackman). Ele é o grande vilão do longa, que quer o poder a todo custo e destruir o que restou do reino das fadas.

E a partir deste momento, Capitão Gancho (Garret Hedlund), Princesa Tigrinho (Rooney Mara)  e outros habitantes se unem a Peter para salvar a “Terra do Nunca”. Aliás, este é um dos pontos mais interessantes da narrativa. Quem poderia imaginar que Peter Pan e Capitão Gancho foram grandes aliados um dia? E que Gancho salva a vida de Peter por mais de uma vez? Essas são apenas algumas das surpresas do filme.

Aos quem ansiavam por ver a top Cara Delevigne em mais uma produção hollywoodiana, pode se decepcionar. Suas personagens, as sereias, aparecem por uns 30 segundos e sem fala alguma. Mas, suas atitudes são importantes para o desenrolar da trama. Na parte de atuação, vale destacar o impecável Hugh Jackman, que de forma bem caricata dá vida a Barba Negra e o deixa um pouco mais leve. Levi Miller também está muito bem como Peter Pan que tem uma personalidade um pouco mais consistente, bem menos infantil do que nas outras versões. Pode-se dizer que Peter é um mini adulto, e o pequeno Miller consegue mostrar isso muito bem. Em muitas cenas, ele passa emoção pelo olhar e se conecta com o telespectador de uma maneira bem interessante.

Outro ponto forte, é a paisagem do longa. Wright conseguiu deixar Londres fria e monocromática, enquanto que a “Terra do Nunca” é um lugar repleto de cores, formas e beleza. Até em momentos mais tensos, como a batalha entre piratas e nativos, há beleza. Quando um nativo morre, ele explode como uma bola de tinta, o que dá uma aliviada. Os efeitos especiais, principalmente em 3D, merecem atenção, assim como a trilha sonora que também está fantástica, de uma maneira bem eclética.

“Peter Pan” é um filme infantil, sem dúvidas, mas com certeza fará muitos adultos voltarem a sua infância e a sonhar como antigamente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s