Livro desvenda o que aconteceu após a suposta morte de Sherlock Holmes e Moriarty em Reichenbach

Escolhido pelos herdeiros de Arthur Conan Doyle para levar à frente o legado do detetive, o escritor Anthony Horowitz situa sua trama após os eventos de “O problema final” e narra surgimento de novo gênio do crime

Novo livro, baseado em Sherlock Holmes chega ao Brasil. (Foto: Divulgação)
Novo livro, baseado em Sherlock Holmes chega ao Brasil. (Foto: Divulgação)

No livro “O problema final”, um dos mais clássicos da saga de Sherlock Holmes, publicado por Arthur Conan Doyle em 1893, a trama se encaminha para um desfecho impressionante e, até então, surpreendente: o embate final entre o detetive genial e seu arqui-inimigo, Moriarty, enfim acontece, nas cataratas de Reichenbach, na Suíça. Depois de lutarem, os dois acabam encontrando seu fim ao despencarem lá de cima.

Mas, é claro, Holmes e Moriarty não podem ter morrido. Assim, em “Moriarty”, o escritor Anthony Horowitz, escolhido pelos herdeiros de Conan Doyle para levar à frente o legado de Sherlock Holmes, vai contar o que aconteceu depois, numa trama que tem início exatamente após o incidente em Reichenbach.

Quem conduz as investigações são o detetive Frederick Chase, um agente americano da Pinkerton que viaja de Nova York à Europa para tentar desvendar uma trama que parece envolver Moriarty e outro criminoso perigoso; e o inspetor da Scotland Yard Athelney Jones, que se inspira com afinco nos métodos de dedução de Sherlock Holmes.

Enquanto tentam investigar o que realmente aconteceu em Reichenbach  – já que o corpo de Holmes nunca apareceu e o de Moriarty pode, na verdade, ser o de qualquer pessoa (já que pouquíssima gente o viu pessoalmente) –, eles vão lidar com um novo gênio do crime que começa a agir em Londres. E sem Holmes para ajudar, vão ter que descobrir sozinhos quem é o perigoso e fatal bandido cujos negócios vão se ampliar muito na ausência de Moriarty.

Protagonistas das histórias criadas por Arthur Conan Doyle no fim do século XIX, Sherlock Holmes e seus coadjuvantes – como Moriarty, Dr. Watson e o inspetor Lestrade – sobreviveram ao tempo e vivem hoje um momento de glória na cultura pop. Na TV, séries como “Elementary”, da Universal, e “Sherlock”, da BBC, são campeãs de audiência; no cinema, os filmes que tiveram Robert Downey Jr. na pele do detetive foram um enorme sucesso, e “Sr. Holmes”, com Ian McKellen interpretando o lendário protagonista, deve chegar ao Brasil em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s