Como usar tons neutros na decoração

Entra ano, sai ano, as cores da moda sempre mudam. Mas uma tendência que nunca sai de moda é usar cores neutras na decoração. Elas são clássicas, atemporais, fáceis de combinar e uma escolha inteligente para quem não gosta de lidar com mudanças constantes na decoração da casa. Vejas as dicas da arquiteta Leila Dionizios de como usar tons neutros na decoração.

A arquiteta Leila Dionizios dá dicas de como usar tons neutros para decoração. (Foto: Leila Dionizios Arquitetura)
A arquiteta Leila Dionizios dá dicas de como usar tons neutros para decoração. (Foto: Leila Dionizios Arquitetura)
  • As cores neutras são uma forma segura de deixar os ambientes da casa clássicos e sofisticados, montando um fundo interessante para acessórios decorativos mais coloridos e obras de arte. Assim, os objetos criam pontos focais na decoração, sem a necessidade de concorrer com a cor das paredes ou das peças maiores.
  • Não existe uma regra para escolher quantidade de cores neutras que podem ser usadas no cômodo, mas recomenda-se utilizar até três tons diferentes. A harmonia entre as cores deve ser a principal estratégia para quem pretende decorar com tons neutros.
  • Cores neutras em tons claros podem ajudar a clarear os ambientes, dando sensação de amplitude visual, enquanto as mais escuras criam um belo contraste. Quanto mais escuras forem as cores escolhidas, mais potente terá que ser a iluminação para que os cômodos fiquem aconchegantes, e não sombrios.
  • Quem deseja decorar a casa com cores neutras deve utilizar as paletas de brancos, off-white, cinzas, beges, pretos e marrons. Pode parecer simples combinar essas cores entre si, mas isso nem sempre é fácil, pois alguns tons podem competir com outros ou se aproximarem tanto que o cômodo acaba sem nenhum destaque.
  • Para a decoração ficar mais interessante, aposte em um mix de texturas e diferentes materiais. Essa mistura aguça os sentidos e deixam o ambiente ainda mais interessante, tanto visualmente quanto ao toque. Materiais naturais, como madeira, algodão, linho e algumas plantas dão sensação de conforto e podem ser um diferencial para o ambiente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s