LINHA DE CACHAÇAS ARTESANAIS RARAS DE ENGENHO SANTO GRAU SOLERA CONQUISTA NOVOS MERCADOS E EXPANDE ATUAÇÃO

São dois rótulos especiais, com a bebida envelhecida em barris de vinhos vindos diretamente da Espanha, já positivados em mais de dez capitais brasileiras em menos de um ano

Que tal essa mistura: sabor de cachaça com notas de vinho? Trata-se da nova linha de cachaças Santo Grau Solera, lançada com dois rótulos –Santo Grau Solera Pedro Ximenes e Santo Grau Solera Cinco Botas-. São cachaças raras de engenho, envelhecidas em antigos tonéis de carvalho vindos diretamente da Espanha para um engenho no interior de São Paulo.

Santo Grau lança duas novas cachaças. (Foto: Divulgação)
Santo Grau lança duas novas cachaças. (Foto: Divulgação)

Desde seu lançamento na capital paulista no segundo semestre de 2015, a linha Santo Grau Solera vem conquistando espaço em bares, restaurantes e pontos de venda do varejo em todo País. Além de São Paulo, os rótulos já podem ser encontrados em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia e Distrito Federal. Desde em supermercados, bem como em Empórios de produtos finos, em cartas de bebidas de restaurantes e bares, e e-commerce.

As cachaças raras Solera são elaboradas por um engenho histórico em Itirapuã, município do Estado de São Paulo, utilizando o tradicional método solera, conhecido por envelhecer os vinhos de Jerez pelos espanhóis. Os tonéis são empilhados de maneira que a bebida passe de tempo em tempo de um para o outro, revezando o seu descanso e mantendo a uniformidade do sabor ao final do processo. E são nesses barris, trazidos da Espanha diretamente para o engenho que produz Santo Grau, que as cachaças Solera são armazenadas.

A Santo Grau Solera Pedro Ximenes é envelhecida em barricas de carvalho que descansavam o vinho Jerez Pedro Ximenes, de onde surgiu a inspiração para o nome da cachaça. No paladar, são notáveis as características amadeiradas que fixaram nos tonéis por anos, aliadas naturalmente à doçura da cana. E o resultado é: cor, sabor e aroma únicos, com teor alcoólico de 39%.

A Santo Grau Solera Cinco Botas segue o mesmo processo de elaboração, porém, seu envelhecimento se dá em cinco barris utilizados na Espanha para descansar o tradicional vinho de Jerez Oloroso, da Osborne. A primeira solera tinha cinco tonéis, chamados de “botas” pelos espanhóis, de onde veio o nome de batismo dessa cachaça. E são tonéis extremamente valorizados no envelhecimento de bebidas nobres, muito usados, por exemplo, nos melhores single malts escoceses, sob a denominação de envelhecidos em cherry oak casks. O aroma e o paladar com toque amadeirado prevalece e resulta numa cachaça com sabor único e teor alcoólico de 42%.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s