Itu receberá Exposição Brasileira de Nishikigoi

Evento será realizado no Parque Maeda e contará com palestras

Os amantes e admiradores de peixes ornamentais e afins terão em junho a oportunidade de conhecer mais sobre o universo do Nishikigoi. O peixe terá cerca de 200 exemplares expostos no Parque Maeda, em Itu, interior de São Paulo. Com realização da ABN (Associação Brasileira de Nishikigois), a 35ª Exposição Brasileira de Nishikigoi será realizada nos dias 11 e 12 de junho e terá entrada gratuita.

De acordo com Gilberto Fregnani, diretor executivo da ABN, a carpa é um peixe Ciprinídeo, e “Nishikigoi” é o termo utilizado para definir as carpas coloridas qualificadas sob certo padrão da variedade, com a finalidade ornamental. Os primeiros Nishikigois surgiram no início do século 19, na Província de Niigata, no Japão. Inicialmente, as carpas eram comuns, criadas para alimentação dos habitantes da província, até que surgiram alguns peixes com traços de cores. Os japoneses separaram estes exemplares e passaram a fazer sucessivos cruzamentos entre eles, até conseguirem peixes cada vez mais belos e coloridos. Daí, deu-se origem à cultura de cultivo e aperfeiçoamento genético de Nishikigoi.

Parque Maeda recebe exposição de peixes ornamentais. (Foto: Divulgação)
Parque Maeda recebe exposição de peixes ornamentais. (Foto: Divulgação)

“Nishikigois são peixes fascinantes e não há estampas repetidas, não há uma genética 100% fixada na obtenção dos exemplares, o que torna a criação estimulante. São peixes que se adaptam muito facilmente ao local de criação, inclusive reconhecem os donos da casa e costumam comer o alimento nas mãos do proprietário, quando lhes é oferecido”, comenta Gilberto.

O evento é realizado anualmente e tem como maior público as pessoas que gostam de aquários, jardins, lagos e peixes. Neste ano, além da exposição, também serão realizadas palestras com vários temas, desde as variedades da espécie, até os cuidados que se deve ter com a criação e a montagem de lago ornamental.

É a terceira vez que o Parque Maeda recebe a exposição e foi escolhido por conta da estrutura. “O local oferece conforto, segurança e entretenimento à toda família. A criação de Nishikigois é prestigiada por famílias, por isso o Parque Maeda é o lugar ideal para este momento de confraternização e divulgação desse hobby”, finaliza Gilberto.

Além dos peixes expostos, haverá também dois estandes vendendo a espécie. A 35ª Exposição Nacional de Nishikigoi estará aberta ao público das 10h às 17h, no sábado, dia 11, e das 9h às 16h no domingo, dia 12.

Serviço

35ª Exposição Brasileira de Nishikigoi

Dias: 11 de junho, das 10h às 17h, e 12 de junho, das 9h às 16h

Entrada gratuita

Local: Parque Maeda – Rodovia Deputado Archimedes Lammoglia, Km 18, Estrada Tapera Grande, Itu (SP)

Informações: (11) 2118-6200

www.parquemaeda.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s