22ª EDIÇÃO DO BROOKLINFEST ACONTECERÁ NOS 22 E 23 DE OUTUBRO

Com entrada gratuita na zona sul de São Paulo, o evento multicultural celebrará a “formação” como tema e apresentará gastronomia, artesanato, música e muito mais

A festa multicultural alemã BrooklinFest realizada todos os anos no mês de outubro pela Associação dos Moradores e Empreendedores do Brooklin (AEMB) será no fim de semana dias 22 e 23, das 10h às 22h, e apresentará como eixo central o tema “Bildung (Formação) – Valorização dos Educadores Culturais e Sociais. As Ruas Culturais Formam e Educam”, cuja ideia é a valorização dos educadores sociais na cidade de São Paulo e de todas as pessoas com diferentes formações e importâncias das cidades de imigração alemã. “Assinamos um termo de cooperação cultural junto com o Instituto MartiusStaden e as cidades de Tarumã, Maracaí e Cruzália, pois queremos criar focos de cultura entre esses polos de imigração alemã”, destaca Luiz Delfino Cardia, Curador Cultural do Evento.

Brooklin Fest homenageia cultura alemã. (Foto: Divulgação)
Brooklin Fest homenageia cultura alemã. (Foto: Divulgação)

De acordo com Delfino, o BrooklinFest fará uma grande homenagem as festas de rua. “Passaremos pela gastronomia valorizando as entidades sociais como a Sociedade Beneficente Equilíbrio de Interlagos (SOBEI) que participa do evento com três restaurantes e tem toda sua infraestrutura gerenciada por voluntários. Temos ainda os empreendedores culturais que promovem a feira de artesanatos, os artistas que fazem parte da festa e os bairros de imigração alemã. Então, este evento possibilita ter essa amplitude de várias estéticas culturais importantes da cidade de São Paulo”.

Os eventos de rua, MaiFest e BrooklinFest, realizados pela AEMB promovem a formação e ampliação da cidadania. “Os nossos festivais têm caráter social, cultural, educacional, esportivo, turístico e de qualidade de vida, com a participação e apoio de importantes instituições sociais. São eventos regionais com dimensão nacional e internacional para a cidade de São Paulo. Estamos empenhados em apresentar e valorizar a cultura dos municípios do Estado de São Paulo. São festas de rua que tratam as atrações artísticas, culturais, de artesanato e gastronomia com uma única linguagem de convivência”, ressalta Pietro Iaconelli, Presidente da AEMB.

O conceito do tema Bildung no seu sentido mais literal significa formação, refere-se ao desenvolvimento de virtudes morais, habilidades lógicas e retóricas que são passadas na educação formal ou informal com intuito de tornar o ser humano democrático e melhor. “O BrooklinFest faz a junção destas ´formações` e traz a educação formal que é ligada as instituições, faculdades e escolas, através das pesquisas feitas pelos historiadores, dissertações de mestrado e livros sobre as cidades de imigração alemã expostos na festa. Já a educação informal é mais flexível, não é operada e patrocinada pelo Estado e não leva a qualquer tipo de certificação. Ela estará presente no BrooklinFest por meio das danças folclóricas, artesanatos, entre outras manifestações artísticas”, explica Ademar Távora, Vice-Presidente da AEMB.

O BrooklinFest acontece no quadrilátero das ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos, na zona sul de São Paulo, e reúne feira de artesanato, grupos de danças folclóricas, apresentações de música, filmes ao ar livre, exposições, literatura, historiadores e pesquisadores paulistas da imigração alemã, entre outras atrações, além, é claro, de um roteiro gastronômico recheado de delícias para todos os gostos, a começar pelos pratos tipicamente alemães preparados com cortes de carne de porco, entre eles o famosíssimo Eisbein (Joelho de Porco) e os tradicionais salsichões. E sendo uma festa multicultural, haverá também ampla oferta de especialidades da culinária brasileira, como o tradicionalíssimo acarajé, pratosespanhóis, como a paella, portugueses, armênios, japoneses, chineses, Plätchen (biscoito alemão), chope gelado, etc.

Serviço:
XXII BrooklinFest
Dias: 22 e 23 de outubro
Local: Quadrilátero das Ruas Joaquim Nabuco, Barão do Triunfo, Princesa Isabel e Bernardino de Campos
Horário: das 10h às 22h

Entrada gratuita
Mais informações através do site www.aemb.org.br.

Anúncios

Uma consideração sobre “22ª EDIÇÃO DO BROOKLINFEST ACONTECERÁ NOS 22 E 23 DE OUTUBRO”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s