RESTAURANTE COZINHA COM Z TRAZ A TRADIÇÃO BAIANA DO CARURU DE COSME E DAMIÃO PARA SÃO PAULO

Menu típico será comandado pelo chef Zeca Amaral ao lado de seus conterrâneos baianos Zé Carmo e Ieda Matos, ambos do foodtruck BocaPiu

Novo endereço da gastronomia brasileira na Vila Madalena, o Cozinha com Z realiza em São Paulo a primeira edição do Caruru de Cosme e Damião, evento tradicionalmente celebrado pela cultura gastronômica da Bahia nos meses de setembro. Com menu degustação especial, o restaurante comandado pelos sócios baianos Zeca Amaral e Virna Miranda comemora esta que é uma das mais marcantes festividades da terra de Jorge Amado e Maria Bethânia. Assim como reza a tradição, o Caruru do Cozinha com Z contempla várias iguarias de origem africana da gastronomia baiana, como acarajé, abará, vatapá, e o próprio caruru, é claro. Servido em forma de menu degustação, o cardápio será formado por entradas, pratos principais e sobremesas típicas. O evento acontece no dia 25 de setembro, um domingo, das 13h às 18h, na sede do restaurante.

Cozinha com Z realiza evento neste fim de semana. (Foto: Divulgação)
Cozinha com Z realiza evento neste fim de semana. (Foto: Divulgação)

A proposta de trazer para a capital paulista a tradição do culto a São Cosme e São Damião – equivalentes às divindades gêmeas Ibejis, que no Candomblé são representantes da infância – para a agenda de eventos especiais do Cozinha com Z, nasceu da parceria com o food truck Bocapiu, formada para trazer um pouco da cultura da Bahia para os paulistanos e baianos radicados na Terra da Garoa. A festividade acontece anualmente no mês de setembro e leva aos lares e Ilês da Bahia o cheiro de dendê que, misturado ao quiabo, camarão seco, amendoim e castanha, transformam o famoso “Caruru de Cosminho” em uma grande celebração da baianidade. “Todo baiano passa o ano esperando a época de comer um bom caruru. É uma tradição que cultivamos desde criança e que traz muitas lembranças boas da família e dos amigos reunidos em volta das mesas fartas. Queremos trazer esse resgate para os baianos que moram em São Paulo, e por que não, a oportunidade de quem nunca experimentou, conhecer de perto uma das iguarias mais famosas da gastronomia baiana.”, revela Zeca Amaral.

Nesta sua primeira edição do Caruru de Cosme e Damião, o Cozinha com Z tem menu especial assinado pelo próprio chef Zeca, com a participação dos convidados, também baianos, Zé Carmo e a chef Ieda Matos, do Bocapiu. O cardápio promete levar os clientes a uma viagem de sabores pela Bahia e foi planejado especialmente com as comidas típicas da ocasião. Para completar a festa, todo o evento será acompanhado ao som do chorinho de Paulo Novaes.

O menu proposto é:

Entradas: Mini abará, mini acarajé e caldinho de sururu (marisco encontrado nos mares do Nordeste).

Pratos principais: Salada de feijão fradinho, caruru, vatapá, arroz, farofa de dendê e xinxim de galinha.

Sobremesas: Compota de banana em rodelas (doce de puta pobre), bolinho de estudante (conhecido como “punhetinha”) e doce de caju.

Com vagas limitadas, o Caruru de Cosme e Damião do Cozinha tem valor fixo de R$ 80,00 por pessoa, sem incluir as bebidas. As reservas podem ser feitas por meio da página do restaurante no Facebook ou pelo whatsapp (11) 94534-2076.

 

SERVIÇO

1º FESTIVAL DO CARURU DO COZINHA COM Z

Domingo, 25 de setembro de 2016

Horário: das 13h às 18h

Entrada por pessoa: R$ 80

Reservas: no Facebook do Cozinha com Z | whatsapp (11) 94534-2076

Local: Rua Aspicuelta, 202 – Vila Madalena – São Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s