Novo romance de Evandro Affonso Ferreira chega às livrarias

“Não tive nenhum prazer em conhecê-los” une demonstração de amor à palavra e à eficiência da escrita à visão desesperançada e negativa da vida apresentada por seu narrador

Evandro Affonso Ferreira lança novo romance. (Foto: Divulgação)
Evandro Affonso Ferreira lança novo romance. (Foto: Divulgação)

“Minha vida? Insípida? Desconfio que não há insipidez no vazio”, reflete o protagonista de Não tive nenhum prazer em conhecê-los. Nonagenário, habitante de um “quarto-claustro” e entregue ao que chama “decrepitude inescrupulosa”, o narrador do novo romance de Evandro Affonso Ferreira é alguém que experimenta um mergulho visceral na memória e na agonia das horas vazias. A aproximação da morte, a solidão, a loucura e a melancolia, que têm sido matéria-prima primordial para a prosa do autor, surgem ainda mais contundentes neste novo livro. Temas que, porém, dividem espaço com reflexões inquietantes sobre o fazer literário. O protagonista-narrador, afinal, também é alguém dedicado à escrita. E, como Evandro, cultiva o gosto pelas andanças e o hábito de escrever sentado em confeitarias e em cafés. “Você poderia imaginar um escritor brasileiro-mineiro escrevendo Memórias do subsolo sem o talento magistral de Dostoievski? Foi o que eu fiz”, descreve o autor, em entrevista para o blog da editora.

Mineiro de Araxá, radicado em São Paulo há 40 anos, Evandro Affonso Ferreira surgiu na literatura em 2000 – apresentado por José Paulo Paes. Participou de uma coletânea de contos em Portugal (Editora Cotovia), organizada por Alcir Pécora. Vencedor do prêmio Jabuti 2013 na categoria romance com O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam, do Prêmio APCA 2012 com Minha mãe se matou sem dizer adeus, e terceiro lugar no Jabuti de 2015 com Os piores dias de minha vida foram todos, Evandro Affonso Ferreira lança agora seu mais novo romance, Não tive nenhum prazer em conhecê-los. A obra chega às livrarias em setembro, pela Record.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s