Rótulos para harmonizar com ceias de Natal de quatro continentes do mundo

Equipe de Sommeliers da Wine.com.br dá dicas de harmonização para pratos típicos de Natal pelo mundo

301262_665859_nederburg_56_hundred_merlot_2015_web_A Equipe de Sommeliers da Wine.com.br, maior operação de e-commerce de vinhos da América Latina, escolheu alguns dos pratos mais tradicionais de cada continente e separou dicas de harmonizações para ceias de Natal em diferentes países do mundo.

Na América do Norte, a famosa ceia de Natal – já muito apresentada em filmes e seriados natalinos – é a variação do Peru com um molho ácido de Cranberry. O vinho ideal para essa harmonização é o tinto Nederburg 56 Hundred Merlot 2015, que possui notas de frutas vermelhas maduras. Segundo Lucas Cordeiro, Sommelier da Wine.com.br, os taninos macios e o bom frescor deste rótulo realçam a maciez e textura tenra do prato. Outro clássico norte-americano para essa comemoração é a torta de abóbora cremosa doce. Para acompanhar essa sobremesa, Lucas indica o rótulo Marsala Superiore Riserva Oro DOP, que é doce, macio e persistente, com aroma de frutas cristalizadas. “As notas de baunilha, frutas secas e cristalizadas do vinho somam-se às da abobora e especiarias da receita, dando-lhes maior riqueza”, afirma Lucas.

Na América Central, em países como o México, é comum serem servidos tamales na ceia de Natal, uma massa feita a base de milho recheada. Para essa harmonização, Lucas optou pela versão do prato com recheio de carne de porco temperada e desfiada, que combina com o rótulo Redwood Creek Chardonnay. Para o Sommelier, o paladar meio seco do vinho é o que contrapõe o caráter picante da receita. O estilo chardonnay também tem a estrutura perfeita para a textura da carne de porco.

301262_665860_redwood_creek_chardonnay_web_Macarrão, arroz e lentilhas cobertos com molho picante de tomate e finalizado com cebolas fritas por cima. Este é o prato preferido para a festividade no Egito. O especial do continente africano pode até soar estranho, mas quem provou garante que é muito saboroso. “O tinto Cap Au Sud Syrah-Mourvèdre 2014 tem notas de especiarias e pimenta com toque frutado, que combinam com o molho de tomate condimentado. Sua estrutura entre média e leve é a ideal para a textura leve e macia dessa receita”, explica Cordeiro.

Para o frango frito Kentucky, que é a estrela do Natal japonês, Lucas indica o Fantinel Prosecco The Independent Brut 2014, já que a textura crocante e sequinha deste prato acompanha bem o espumante, que dá equilíbrio e leveza ao paladar. “O perfil temperado da receita encontra nos aromas frutados e florais deste prosecco a contrapartida ideal”, classifica o Sommelier. A festa do país asiático também conta com bolo de creme com morangos. Para Lucas, o chantili da cobertura combina com o frescor do espumante Batasiolo DOCG Brachetto D´Acqui Doce, que possui aromas de rosas, cereja e morango. “Este é um espumante aromático e doce, ideal para acompanhar a sobremesa”, completa Lucas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s