Uma história de amor, ódio, magia e clichês

Por Allan Dionizio

capa-o-manto-escarlate-sesi-sp-editora-ccxp-2016O livro “O Manto Escarlate” conta uma história dividida em duas partes, a primeira contando um triangulo amoroso entre a Rovena, uma jovem bruxa (seguidora da antiga religião), Wanda, a filha do pároco da vila e Marcel, seu marido, porém apaixonado pela jovem. A segunda parte conta as consequências desse triângulo, como a relação de amor e ódio dos pais acaba por afetar a vida de seus filhos.

Apesar de ambientação ser muito boa e o leitor ficar curioso sobre os mistérios e poderes da floresta em que se passa a trama, todo o resto deixa a desejar. Romance meloso, desenvolvimento fraco da história, cheio de pontas soltas e personagens entediantes (exceto, talvez, Irena, única personagem que gostei e tive interesse).

A autora por diversas vezes parece não saber como amarrar as diversas pontas da história, prolongando até não dar um fim definitivo ou então dá um fim abrupto sem maiores explicações. Em um determinado momento parece que o foco da história vai ser sobre a vida no vilarejo, em outro, sobre a política do reino, depois sobre a Igreja e a inquisição, e por último sobre o romance das personagens, porém todos esses segmentos ficam muito superficiais e tediosos.

Os personagens não parecem ter certeza do que querem na maior parte do tempo e todas as consequências dos atos acabam nas costas de Irena, que por sua vez acaba encontrando uma solução repentina pelo que parece ser a boa vontade da floresta. A magia, por ser tão constante no livro, poderia ser melhor explicada, sabemos apenas que a floresta tem grande poder e de vez em quando resolver ajudar as protagonistas.

Em resumo, uma história bem fraca, com personagens mais fracos ainda, numa floresta que parece guardar um enorme poder.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s