Pisa da uva mistura tradição e aromas na Quinta do Olivardo, em São Roque

Festa que celebra boa safra fortalece tradição do vinho artesanal

O período de colheita da uva das videiras de São Roque/SP está se aproximando e a tradicional festa da Pisa da Uva da Quinta do Olivardo já tem data para começar: 14, 21 e 28 de janeiro.

A comemoração reúne pessoas de várias partes do país que visitam a casa para participar da colheita dos frutos. No local, eles revivem a tradição de pisar as uvas no lagar – uma construção feita em pedras, com formato retangular, usada para separar a polpa das cascas dos frutos, usando apenas os pés.

uva3.jpg
Quinta do Olivardo realiza tradição de pisar nas uvas. (Foto: Divulgação)

Tradicionalmente, janeiro é o mês que as uvas terminam seu processo de amadurecimento e estão prontas para serem colhidas. As principais variedades cultivadas nas terras são roquenses são: Lorena e Niágara branca, rosada e violeta.

 Viagem no tempo

Na Quinta do Olivardo, o público que visita a casa durante a festa da pisa da uva faz uma viagem ao passado rumo a um tempo em que, em terras lusitanas, a produção de vinhos era totalmente artesanal.

Logo na entrada, os visitantes recebem um chapéu de palha, uma cesta de vime e uma tesoura e, assim como os antigos colonos, são convidados a percorrer os caminhos entre as videiras para colher e, é claro, provar os frutos.

Ao final da colheita, os turistas partem para o lagar para a atividade mais esperada do dia: a pisa. Os cestos recheados de frutos são despejados no lagar e o público, em fila, é convidado para iniciar a pisa. Para deixar a experiência ainda mais envolvente, um grupo folclórico português anima a tarde, relembrando os principais clássicos que agitavam a pisa no século passado. Uma experiência única, que mistura amoras, sabores e sensações.

 Almoço especial

Após a pisa, o público é convidado para degustar um almoço especial. Para a entrada, serão servidos Bolo do Caco – um tipo de pão preparado à base de batata doce-, bolinho de bacalhau e salada verde.

Para o prato principal, a casa vai servir um dos seus destaques: a Espetada Madeirense. A iguaria, preparada à base de suculentos pedaços fartos de contrafilé, temperados com alho, sal e especiarias, que é levado para assar em brasa. O segredo da carne está no espeto, formado por um cabo de louro, que confere aroma e sabor a carne.

A Espetada Madeirense da Quinta do Olivardo também foi premiada no Festival Gastronômico Sabor de São Paulo e está entre os 30 melhores pratos característicos da culinária regional paulista. O festival é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Revista Prazeres da Mesa e Senac.

O prato integrou ainda o guia “Roteiros Paulistas – o que fazer durante a Copa do mundo Fifa 2014”, um informativo com 236 páginas com sugestões de viagens, locais turísticos, indicações gastronômicas e hospedagem, entre outras informações úteis para os turistas que vieram para a Copa do Mundo.

Durante o almoço, o público poderá, ainda, degustar suco de uva e vinho produzidos pela casa.

O segredo está nos calcanhares humanos

O processo tradicional de pisar as uvas com os pés, diferentemente dos processos mecanizados atuais, separa a polpa da fruta, preservando as sementes intactas, não interferindo no sabor do suco, que pode amargar com a presença do óleo das sementes.

Durante o processo de separação do suco, quanto mais tempo o líquido ficar em contato com as cascas, mais sabor e aroma da bebida serão extraídos. Como diria Olivardo Saqui, proprietário da casa: “O segredo são os calcanhares humanos que trazem mais corpo, sabor e longevidade a bebida”.

A Quinta do Olivardo cultiva hoje mais de oito mil pés de uvas que ladeiam o restaurante. A produção anual da casa é de, aproximadamente, 20 mil litros por ano.

 Como chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas têm validade até às 13h e podem ser feitas pelos telefones: (11) 4711-1100 e 4711-1923. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

 Serviço: Pisa da Uva na Quinta do Olivardo

Dias:  14, 21 e 28 de janeiro

Horário: a partir das 10h30

Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270)

Valor: R$ 198,00, incluindo o almoço

Crianças até 8 anos não pagam. Até 12 anos, pagam meia.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s