Da mesma autora do best-seller “O livro do destino”, “Escondi minha voz” retrata infância angustiante de um menino iraniano com dificuldade de se comunicar

Adaptado para o cinema no Irã, romance da socióloga e psicóloga Parinoush Saniee tem como protagonista o pequeno Shahab, que com quatro anos ainda não pronunciou suas primeiras palavras

image003.jpgEm um país marcado pela opressão como o Irã, a expressão “ganhar voz” pode assumir um sentido quase literal. E é justamente o que acontece no novo romance de Parinoush Saniee, autora do best-seller “O livro do destino”, banido duas vezes pelo governo iraniano.  Se em seu primeiro livro a trama gira em torno de uma mulher e de suas duras experiências ao longo de décadas, agora, é um menino de apenas quatro anos que está no centro da história.

Aparentemente, Shahab não tem nenhum problema e os próprios médicos garantem que ele é saudável. Apesar disso, para preocupação da mãe e desgosto do pai, ele não fala.  Com um irmão obstinado em ser o primeiro da classe e uma irmã mais nova desinibida, o menino acaba sendo visto como o estranho da família e é chamado de tonto pelos tios e primos. Mesmo tendo um carinho enorme pela mãe, ele só se sente à vontade para conversar, secretamente, com dois amigos imaginários.

A história de Shahab começa a mudar quando sua avó materna passa algumas semanas com a família e desenvolve com o menino uma relação de confiança e cumplicidade. Aos poucos, ele se sente seguro para falar, começa a frequentar a escola e demonstra ter interesse especial pelas palavras escritas.

Narrado paralelamente por Shahab e por sua mãe, o livro mostra a luta de um menino sensível diante de sua incomunicabilidade com os outros, além dos desafios de ser mulher no Irã, sobretudo quando o roteiro da maternidade não ocorre como o planejado ou como a sociedade espera.

“Escondi minha voz” chega às livrarias no fim de janeiro pela Bertrand Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s