Humor negro marca a estreia da americana Andrea Portes na literatura juvenil

 “Anatomia de um excluído” fala sobre popularidade, bullying, abuso e racismo

image005.jpgEm seu primeiro livro para o público jovem, a escritora americana Andrea Portes mantém vivas algumas das melhores características de seus livros adultos: um clima um tanto sombrio, muito sarcasmo e altas doses de humor negro. Em“Anatomia de um excluído”, que chega às livrarias em março pela Galera, a protagonista é uma adolescente indecisa sobre manter-se no hall das garotas mais populares da escola, mesmo que isso signifique ir contra seus desejos.

Anika Dragomir é a narradora. O nome estranho vem do pai, que é romeno, e “parece um vampiro”. Ela é a terceira menina mais popular da escola, atrás apenas de sua amiga, Shelli, e da ultrapopular – e insuportável – Becky. Apesar de fazer tudo para agradar e manter seu status, Anita sabe que no fundo é uma freak. Ou uma “sopa de aranhas por dentro”, como ela mesma descreve. Cheia de pensamentos obscuros e planos vingativos, ela odeia todo mundo, incluindo seus irmãos, padrasto e, principalmente, Becky.

No dia em que Logan, o garoto que era nerd no passado, reaparece na escola montado numa lambreta e com visual totalmente cool, as coisas começam a mudar. Ela cai de amores por Logan, mas ele é um dos maiores losers da escola, e claro que Becky não aprova essa relação. Ao mesmo tempo, o desejado Jared Kline começa a demonstrar interesse por Anika, o que seria perfeito pra manter seu status.

Anika não é uma protagonista fácil: raivosa, invejosa, ela rouba do caixa da lanchonete onde trabalha e até dopa o chefe para deixá-lo mais calmo. Enquanto mostra o embate da personagem entre sua popularidade e sua felicidade, a autora discute uma série de assuntos sérios em tramas paralelas, como abuso, alcoolismo, bullying e racismo. Será necessário um acontecimento trágico para que Anika, enfim, repense suas escolhas de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s