Bertrand Brasil lança versão trilíngue e com conteúdo inédito de “Regurgitofagia”, do artista carioca Michel Melamed

Livro inspirou espetáculo homônimo apresentado em várias capitais brasileiras e no exterior pelo performer, que agora está em cartaz no MASP com a peça “Monólogo público”

image005.jpg“Regurgitar: expelir, fazer sair o que em uma cavidade está em excesso, principalmente do estômago.” “Fagia: comer”.  As definições compõem a obra e ao mesmo tempo sintetizam a essência de “Regurgitofagia”, livro de Michel Melamed que deu origem ao espetáculo homônimo, apresentado pela primeira vez em 2004.  A Bertrand Brasil publica agora sua 5ª edição e com novidades: fotos, textos inéditos e conteúdo trilíngue, em português, inglês e francês.

Integrando diferentes tipos de linguagem, como teatro, poesia falada, stand-up comedy e artes plásticas, “Regurgitofagia” iniciou a Trilogia Brasileira de Melamed, também formada pelos espetáculos “Dinheiro grátis” e “Homemúsica”. Por meio de uma interface tecnológica, as reações sonoras da plateia, fossem vaias, risos, aplausos e tosses eram captadas e transformadas em descargas elétricas sobre o corpo do ator.

Tanto o livro como o espetáculo foram pensados para provocar reflexões políticas e estéticas baseadas no manifesto modernista antropofágico. De um lado, sua performance abraça e, ao mesmo tempo, se distancia de certos pressupostos modernistas; de outro, radicaliza determinadas práticas definidoras da arte contemporânea.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s