Quinta do Olivardo, em São Roque, celebra as raízes da Festa Junina

No Brasil, festejos estão ligados à cultura caipira, mas pouca gente sabe que esta tradição nasceu em Portugal

A chegada da temporada junina está animando os apaixonados pelos festejos caipiras e a Quinta do Olivardo, localizada em São Roque, mais uma vez, se destaca com a 2ª edição da Festa Junina Portuguesa da casa, que será realizada no dia 24/06, das 10 às 21h. A entrada é gratuita.

Será a oportunidade de o público conhecer de perto as raízes e as tradições desta festa que teve início em Portugal e depois caiu na graça dos brasileiros. Uma das tradições lusitanas são os manjericos.

Sem título.jpg
Quinta do Olivardo celebra festa junina no dia 24 de junho. (Foto: Divulgação)

Enquanto no Brasil, os casais apaixonados trocam correios elegantes, em Portugal os mancebos apaixonados entregam às moças um manjerico, um pequeno vaso de barro com um pezinho de manjericão. Conta a lenda que ao ganhar o manjerico, a moça deve cultivar com carinho a planta para que ela cresça e com ele o amor do casal perdure para sempre.

Os vasos são enfeitados com uma dobradura de papel em formato de uma flor de cravo e ao centro, é colocado uma bandeirola com um versinho apaixonado. E, durante a festa junina da Quinta do Olivardo, o público poderá vivenciar esta tradição.

Atrações para a família toda

A partir das 14h, um grupo de recreação animará as crianças com uma gincana que promete reunir toda a família. Às 16h, será a vez das tradicionais quadrinhas juninas se apresentarem e o público também poderá participar.

Às 18h, será a acesa a tradicional fogueira para, a partir das 19h, o grupo Guito Show Folk Music Brasil iniciar o grande baile, com a apresentação dos clássicos que animam as festas juninas.

Além de todas estas atividades, a 2ª Festa Junina Portuguesa da Quinta do Olivardo terá algumas delícias de tirar o fôlego, como a famosa a sardinha na brasa, o pão no prego, bolinho de bacalhau, linguiça no pão, mini espetada madeirense, queijo coalho assado, pastel de bacalhau, cuscuz, caldo verde, bolo do caco. Entre as bebidas: vinho quente, quentão, chocolate quente, vinhos Quinta do Olivardo e sucos de uva Quinta do Olivardo.

A origem da festa junina

A tradição da festa junina chegou ao Brasil junto com a coroa portuguesa. Nesta época, era comemorada apenas pela elite e era conhecido como Festa dos Santos Populares e Joanina, em homenagem a São João. Quem dançava a quadrinha eram apenas os nobres da corte, com seus vestidos bem rodados, enfeitados com rendas e pedras.

Diferentemente do Brasil, onde a festa é comemorada durante os meses de junho e julho, em Portugal os festejos são realizados em apenas um dia, no dia de São João ou Santo Antônio.

Como Chegar

A Adega e Restaurante Quinta do Olivardo está localizada no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba. Informações adicionais, fotos e vídeos estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.

Serviço:

Festa Junina Portuguesa da Quinta do Olivardo

Data: 24 de junho

Horários: das 10 às 21h

Atrações:

14h – Gincana

16h – Quadrilha

18h – Fogueira

19h – Show banda Guito Show Folk Music Brasil

Endereço: km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque (SP), com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). Fica a 60 km de São Paulo e a 45 km de Sorocaba.

Entrada gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s