Arquiteto fala sobre a importância do projeto de arquitetura para espaços pequenos

Quando uma empresa pequena decide abrir um escritório é comum que o próprio dono defina como o ambiente será ocupado. No entanto, quando falamos de projetos de arquitetura para áreas pequenas, o trabalho de um profissional é tão importante ou mais do que para uma grande empresa.

A arquiteta Sonia Acciaris, sócia da Casa 3 Arquitetura e especialista em projetos corporativos conta que pequenos espaços precisam de soluções ainda mais bem pensadas. “É comum que escritórios pequenos precisem de um projeto que otimize o espaço, tornando-o não só esteticamente bem composto, como também funcional, tanto para a equipe quanto para os clientes”.

ViewImage.jpg
Casa 3 arquitetura dá dicas para decoração de espaços pequenos. (Foto: Divulgação)

A ocupação criativa de um escritório tende a garantir um ambiente harmonioso de trabalho, criando uma sensação de amplitude visual mesmo que a área seja realmente reduzida. “A utilização de um mobiliário apropriado, assim como o melhor aproveitamento das características arquitetônicas do espaço, garante um local de trabalho confortável e agradável para todos os usuários”.

Sonia conta que, quando o ambiente agrada aos colaboradores, a produtividade fica garantida. “Além disso, mesmo em um ambiente pequeno é possível se passar credibilidade aos clientes, principalmente quando se percebe que o espaço foi projetado pensando prioritariamente no desenvolvimento das atividades da empresa e no conforto dos usuários”.

A arquiteta lembra que todo o detalhe pensado influencia na forma como o espaço é percebido e é por isso que é tão importante contar com um projeto feito por um arquiteto ao se abrir um escritório, mesmo se tratando de uma empresa em área reduzida.

“Nem sempre damos a devida importância a um ambiente corporativo, mas desde a cor da parede à disposição dos móveis, passando pela iluminação, tudo interfere em como enxergamos a empresa. E nenhum empresário quer deixar de ser levado a sério porque errou na escolha de um detalhe. Por isso, é sempre importante contar com um projeto personalizado de arquitetura corporativa”.

Ela lembra que profissionais especializados em arquitetura corporativa são capazes de indicar as melhores formas de utilização do espaço, assim como indicar como unir estética e funcionalidade e, ainda, respeitando a legislação: “Também é importante levar em consideração a legislação vigente para que o projeto fique adequado e atenda a todas as normas e exigências dos órgãos reguladores”.

Sonia finaliza lembrando que a arquitetura corporativa existe justamente para ajudar as empresas a se instalarem corretamente e fazer uso do espaço disponível de forma eficiente e econômica. “Se uma empresa não consegue se adaptar ao espaço que possui, é provável que a falta de um projeto corporativo personalizado esteja realmente afetando-a”.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s