Adaptado para a TV pela HBO, “O mago das mentiras” relata a maior fraude financeira da história

Livro conta a história de Bernard Madoff  e o golpe que levou investidores a perderem mais de 50 bilhões de dólares. Adaptação concorre ao Emmy na categoria telefilme

image001.jpgSeu rosto esteve estampado em inúmeros jornais pelo mundo como protagonista de charges políticas, sendo considerado a personificação de uma era egoísta e vergonhosa. Bernard Madoff foi responsável por um esquema financeiro que durou décadas, estendeu-se por todo o globo e atraiu milhares de pessoas e empresas que acabaram completamente arruinadas.

Finalista do prêmio Pulitzer pela cobertura da crise financeira de 2008, a jornalista do New York Times Diana B. Henriques resgata a história de Madoff e de seu golpe bilionário no livro “O mago das mentiras”, que foi adaptado para a TV pela HBO e está concorrendo ao Emmy na categoria telefilme. O longa traz no elenco Robert de Niro e Michelle Pfeiffer. De Niro, que  faz o protagonista, também está na disputa pelo prêmio  de melhor ator.

Descoberto no auge da crise, o esquema de Madoff consistia em pagar lucros aos investidores com dinheiro que não existia. Em um modelo de pirâmide financeira, o lucro que recebiam, na verdade, era dinheiro de outros investidores.  Apesar de ter sido desmascarado apenas quando a crise econômica de 2008 nos Estados Unidos estourou, o empresário conta no livro que já sabia há muito tempo que não teria como solucionar o problema: “Em 1998, percebi que jamais sairia dessa. Foi quando reconheci o fato de que, em algum momento, o machado cairia sobre mim.”

“O mago das mentiras” detalha ainda as batalhas políticas, os desastres pessoais que resultaram em suicídios, inclusive de um dos filhos de Madoff, os fracassos comerciais e o fechamento de várias instituições de caridade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s