Nemo lança graphic novel sobre identidade de gênero

Como é ser um menino preso em um corpo de menina? Essa é a pergunta que permeia a vida de Justine na graphic novel Justin, lançamento da editora Nemo. Da mesma autora de O enterro das minhas ex, o álbum apresenta uma autoficção delicada sobre a transexualidade e o caminho de um jovem, nascido mulher, até a conquista de sua identidade como homem trans.

ViewImage (2).jpg

Quando o professor de Educação Física pede para a turma formar uma equipe de meninas e uma de meninos, Justine permanece no meio. Ela sente que não pertence ao gênero que lhe foi atribuído, mas está convencida de que todo mundo sabe disso, exceto seus pais. Justine nunca se sentiu bem consigo mesma, e apesar de desde pequena se identificar como um menino, seus comentários e sentimentos eram tidos como coisa de criança.

Na adolescência, Justine fica ainda mais confusa e sofre devido à incompreensão dos que a cercam. Ela tenta de todas as formas encontrar seu lugar, mas sem sucesso. Até que, já adulta e depois de muitos percalços, encontra, enfim, sua própria identidade. A narrativa de Gauthier aborda com sutileza as descobertas e dilemas do personagem, que fará a transição de gênero ao longo da história.

Temática presente em discussões atuais, o protagonismo transexual ganha espaço na graphic novel de Gauthier, que aborda a questão em um álbum preto e branco e por meio de personagens antropomórficos capazes de suavizar a forte complexidade do tema tratado.

A editora Nemo traz o álbum para o Brasil com o intuito de promover o debate. Para o diretor executivo Arnaud Vin, o principal objetivo é dar visibilidade às pessoas trans e ampliar a discussão em torno do tema com informação e credibilidade.

Sobre a autora: Gauthier é formada em Ilustração na École des Arts Décoratifs de Strasbourg. Anne-Charlotte Gauthier trabalha como ilustradora para a imprensa e editoras infantojuvenis, e realiza, paralelamente, diferentes projetos de histórias em quadrinhos, publicadas pelas editoras Misma, 6 pieds sous terre e Delcourt.

Serviço:

JUSTIN

Autora: Gauthier
Tradução: Fernando Scheibe
Páginas: 104
Formato: 17 x 24 cm
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-8286-442-5
Preço: 39,80
Editora: Nemo
Grupo Autêntica
http://www.grupoautentica.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s