Um dos melhores livros do gênero jovem-adulto de 2017, “Um de nós está mentindo” chega ao Brasil pela Galera

Livro inaugura o Projeto VIB, nova iniciativa do Grupo Editorial Record

image005.jpgUm dos fenômenos entre os lançamentos juvenis de 2017, “Um de nós está mentindo” foi best-seller do New York Times, indicado para o YALSA 2017 de melhor livro de ficção, além de indicado para o prêmio GoodReads de melhor ficção jovem-adulto do mesmo ano. O livro de estreia da autora Karen McManus, que chega às livrarias pela Galera no fim de fevereiro, é tanto um suspense bem amarrado que prende o leitor quanto uma trama que preza pelo desenvolvimento de bons personagens e conflitos juvenis.

A história começa na detenção da escola: cinco alunos são mandados para o castigo após a aula. Eles são alguns dos clássicos estereótipos de adolescentes de high school:  Bronwyn é a inteligente e perfeita, que nunca quebra as regras e já está com vaga certa numa ótima faculdade; Addy é a bonita, princesa do baile de primavera; Cooper é o atleta, astro do time de beisebol; Nate é o desajustado, em liberdade condicional por tráfico de drogas; e Simon é o rejeitado, criador do mais famoso app de fofocas da escola. Mas, antes do fim do castigo, Simon está morto. E logo há duas descobertas: a primeira é que trata-se de um assassinato. E a segunda é que Simon publicaria, no dia seguinte, segredos bastante comprometedores de seus quatro amigos de detenção.

Em capítulos curtos, cada vez sob o ponto de vista de um dos quatro suspeitos, a autora vai mostrando aos poucos quem eles são de verdade, além dos estereótipos. Enquanto revela as camadas de cada personagem, Karen McManus vai gradativamente deixando mais difícil descobrir exatamente o que aconteceu durante a detenção naquele dia. Mais do que uma história de assassinato, a autora aprofunda uma série de temas, entre eles ciberbullying, sensacionalismo, relacionamentos abusivos e autoaceitação.

Respondendo a fãs no site Goodreads, a autora contou que sua inspiração original foi o filme “O clube dos cinco” – clássico dos anos 1980 dirigido por John Hughes – , mas com uma pegada criminal. “Sempre me interessei pelo conceito de diferentes tipos de pessoas sendo obrigadas a ficar juntas e interagir, e imaginei que adicionar um mistério deixaria a trama ainda mais interessante”, explicou McManus. “Um de nós está mentindo” também terá sua versão em formato audiovisual: o canal E! comprou os direitos e vai produzir uma série baseada na trama.

Livro inaugura Projeto VIB – Very Important Book

O potencial identificado pela equipe editorial fez com que “Um de nós está mentindo” fosse escolhido para inaugurar o Projeto VIB (Very Important Book), iniciativa que o Grupo Editorial Record estreia em fevereiro. A cada mês, um grupo de blogueiros, booktubers, jornalistas e outros formadores de opinião recebe um livro selecionado pelos editores da casa, ainda em fase de edição, a meses de antecedência de seu lançamento.

Os títulos escolhidos serão sempre de autores estreantes nos quais os editores apostam alto. “Um de nós está mentindo”, por exemplo, já circula neste grupo seleto desde dezembro.

“Quando temos um livro muito bom, mas de autor desconhecido e, portanto, ainda sem audiência certa, o melhor marketing que podemos fazer é construir o boca a boca para ele. Neste sentido, o VIB é uma das ferramentas para espalhar a recomendação de excelentes histórias, pinçadas com curadoria pessoal dos editores”, explica Roberta Machado, Vice-Presidente e Diretora Comercial do Grupo. “Quando o livro chega às livrarias, ele já está sendo comentado nas redes sociais, já existem resenhas no skoob.  E isso faz uma tremenda diferença”, completa a Gerente de Marketing Rafaella Machado. Leia mais sobre o VIB aqui.

Karen M. McManus é bacharel em Língua Inglesa pela College of Holy Cross e mestre em jornalismo pela Northeastern University. Vive em Cambridge, Massachusetts. “Um de nós está mentindo” é seu romance de estreia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s