Um livro para quem ama livros

image004.jpgDuas mineiras, amigas inseparáveis e apaixonadas pela literatura. Uma é fiel atleticana, a outra… Nem tanto. A descrição se encaixa com os perfis de Gabi e Lívia, protagonistas do bem-humorado “Literalmente amigas”, mas esta também é a definição perfeita de Laura Conrado e Marina Carvalho, que uniram a amizade com o amor pelos livros na vida real para escrever a obra que será lançada este mês pela Bertrand Brasil.

Laura foi a responsável por inserir a paixão pelo esporte e a simpatia de Gabi. Mestranda, um pouco desorganizada financeiramente, dona de um coração enorme e habitante da “Gabilândia”, um mundo particular onde tudo dá certo no fim, Gabriela Uematsu é descendente de japoneses, tem um namorado perfeito e está sempre atrás de jobs para complementar o pagamento das contas. Ela ama arte e faz quadros incríveis, mas não se dá conta do próprio potencial. Apaixonada pelo Atlético Mineiro, Gabi também faz parte de um coletivo de torcedoras que militam contra o machismo e qualquer outro preconceito dentro (e fora) dos estádios.

Já Lívia, personagem escrita por Marina Carvalho, é centrada e caminha bem na sua carreira no mercado editorial. Lívia sabe estabelecer metas para o futuro e começa a ganhar mais destaque no seu trabalho atual. Apesar de independente e focada, seu histórico com homens folgados, falsos e traidores fazem com que sua vida pessoal não seja tão motivadora quanto a profissional.

Gabi e Lívia se conheceram em uma extinta rede social. Duas jovens empoderadas só poderiam ter se aproximado em um tópico cuja discussão era romances protagonizados por mulheres. O amor pela literatura fez com que as meninas migrassem para um blog, o “Literalmente amigas”, onde compartilham leituras, indicam lançamentos e também inspiram seus seguidores. Tanta afinidade pelo meio literário faz com que as duas descubram uma vaga na editora Espaçonave, a maior no mercado nacional, apontada como um dos melhores lugares para se trabalhar, segundo revistas especializadas na área.

Conforme avançam no processo seletivo, Lívia conhece um rapaz em sua padaria preferida enquanto estreita a amizade com o vizinho gato que acredita ser gay. Gabi finalmente se convence a participar de uma exposição de arte que irá premiar os três melhores trabalhos. Mas nem tudo dá certo. Motivadas pelas desconfianças e falsas suposições que envolvem disputar a mesma vaga de emprego com a sua melhor amiga, Lívia e Gabi começam a se afastar aos poucos.

“Literalmente amigas” é uma obra escrita a quatro mãos, sobretudo sobre amizade. Cheio de referências literárias, apresenta um pouco dos bastidores do mercado editorial e mostra o potencial feminino dentro dos estádios, nas artes e, claro, na literatura.

As autoras descrevem o trabalho em equipe:

“Ter a Laura como parceira de escrita neste projeto foi uma delicia, pois conseguimos trabalhar em harmonia, trocando ideias, capítulos e áudios, o que tornou o processo muito divertido”, diz Marina.

“Escrever com a Marina foi uma experiência incrível, que flui sem dificuldade, como se a história já estivesse escrita dentro da gente há muito tempo”, conta Laura.

“Literalmente amigas” chega às livrarias em maio.

Laura Conrado é ganhadora do Prêmio Jovem Brasileiro como destaque na Literatura em 2012. É autora do livro “Freud, me tira dessa!”, considerado o melhor chick-lit nacional de 2012 pela votação popular do Destaques Literários, dos sucessos teen “Só gosto de cara errado”, “Na minha onda”, entre outros.

Marina Carvalho, professora, casada e mãe de dois filhos, formou-se em Jornalismo pela PUC-Minas. Apaixonada por literatura, é autora de livros como “Elena”, “A menina dos olhos molhados” e “O amor nos tempos do ouro”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s