Livro lança novo olhar sobre o reinado de Nicolau II, o último imperador da Rússia

Escrito por Robert Service, um dos mais renomados especialistas em história russa, a obra revela pensamentos e experiências do tsar que ajudam a compreender a Rússia das primeiras décadas do século XX

image005 (1).jpgUm relato surpreendente e nada sentimental da vida de Nicolau II, de sua abdicação em março de 1917 a sua execução The Guardian

Service inclui detalhes forenses inéditos sobre o confinamento e o assassinato da família Romanov, dando à história uma consistência única, como se estivéssemos lá   Booklist

Uma das figuras mais controversas do século XX, Nicolau II foi destronado em fevereiro de 1917 durante a Revolução Russa e assassinado com sua família no ano seguinte. Em “O último tsar”, o especialista em história da Rússia Robert Service analisa os acontecimentos em torno da vida do imperador logo após sua destituição.

Service destaca que além do que Nicolau escreveu em seus diários e disse a outras pessoas, existem muitas informações que têm sido ignoradas, sobretudo a longa lista de obras literárias e históricas que o imperador lia para se distrair após perder o trono.

Considerados como um todo, seu diário, o registro dos diálogos e as leituras realizadas representam uma oportunidade de saber se ele tinha arrependimentos com relação às decisões que tomou enquanto esteve no poder.

“Esses dados nos dizem com exatidão o tipo de governante que ele queria ser e permitem que verifiquemos se, tal como alguns têm afirmado, era mesmo um autocrata convicto e um antissemita radical que fazia concessões políticas apenas sob coerção”, escreve o autor na obra.

“O último tzar” chega às livrarias neste mês de junho pelo selo Difel, da Editora Bertrand Brasil.

Membro da British Academy e uma das maiores referências sobre história da Rússia de nosso tempo, Robert Service é historiador, acadêmico, escritor e professor universitário. É autor de “Camaradas: Uma história do comunismo mundial”, “Lenin: A biografia definitiva” e “Trotski: uma biografia”, livro pelo qual recebeu o Duff Cooper Prize em 2009. Vive com a esposa e os quatro filhos em Londres.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s