Conheça o Balneário dos Reis, Karlovy Vary

Em meados do século 14, o rei tcheco Carlos IV descobriu que os mananciais termais que brotam no vale do rio Teplá possuem extraordinários efeitos curativos. Por isso, ordenou a construção de um balneário no meio do bosque, que logo passou a ser chamado pelo nome do rei (Karlovy Vary – Termas de Carlos).

Séculos depois, Karlovy Vary se transformou no destino termal mais importante da República Tcheca, com suas cinco colunatas, artistas de ruas e luxuoso comércio.

Para entender toda a energia que jaz abaixo da cidade, o melhor começo é percorrer a colunata  Vřídelní (ea Colunata Termal)que protege o maior e mais gêiser , chamado Vřídlo. Aqui, as temperaturas das águas minerais chegam aos incrívei  73°C , e são projetadas em um jato que atinge até 12 metros. No subterrâneo da colunata está uma exposição que mostra os estranhos microrganismos que vivem perfeitamente adaptados as condições extremas, e também como se fazem souvenirs através de sedimentação da água termal em diversos objetos.

784e4b8b-9036-4201-b8e4-3247b08b5e77
Karlovy Vary. (Foto: Divulgação)

Manaciais curativos

Tradicionalmente, se exploram para tratamentos os doze principais mananciais, ainda que o número de fontes em Karlovy Vary seja muito maior, e várias desaguam diretamente no rio Teplá, ou em porões das casas locais. Há séculos os benefícios das águas locais vêm atraindo celebridades, entre elas Johann Sebastian Bach, o czar Pedro, o Grande da Rússia, Karl Marx, Sigmund Freud, numerosas estrelas de Hollywwod, desde Mary Pickford até Robert Redford. Entre os visitantes assíduos também aparece Johann Wolfgang von Goethe a quem a cidade seduziu tanto que durante sua vida a visitou em treze ocasiões.

 

Inspiração para Beethoven

Dizem que uma melodia tocada pela trombeta de um carteiro de Karlovy Vary teria inspirado Ludwig van Beethoven a compor o motivo principal de sua Abertura em Do maior. O famoso compositor esteve na cidade duas vezes, em 1812, inscrevendo-se de forma inesquecível em sua história.

0c95cd1f-46f5-4c9b-ba3a-ee8c33ba32a5
(Foto: Divulgação)

Até os dias de hoje é lembrado o concerto beneficente de Beethoven dedicado ao  balneário austríaco de Baden que em 1812 foi consumido por um grande incêndio. Beethoven se apresentou junto com o violinista italiano Giovanni Battista Polledro na Sala Tcheca  do Grand Hotel Pupp e ganhou a simpatia de todo o público.
O ambiente vivo e alegre da vida termal está refletido na Oitava Sinfonia de Beethoven que o compositor romântico alemão compôs aqui. Uma das provas que o legado deste grande músico permanece na cidade é o tradicional festival de música “Jornadas de Beethoven”, que acontece em agosto e durante o qual a Orquestra Sinfônica de Karlovy Vary apresenta o melhor da obra de Beethoven.

Por fim, há um impressionante monumento ao compositor, uma escultura de tamanho colossal criada pelo escultor Hugo Uher.

Férias de cinema

Os últimos dias de junho e os primeiros de julhosão dedicados ao festival de cinema de Karlovy Vary, o mais prestigiado da Europa Central e do Leste.  Durante as duas semanas do festival, passam pelo tapete vermelho em frente ao hotel Thermal as maiores estrelas da telona, e toda a cidade vive em festa.

9267f8e3-56f0-43dd-b62b-20e9b1f2198d
(Foto: Divulgação)

O Festival remonat ao ano de 1947, ainda que o primeiro festival de cinema, similar a este, tenha acontecido na cidade vizinha de Mariánské Lázně  um ano antes. Durante a época comunista, o festival foi incluído entre os eventos similaresque aconteciam em Berlim, Veneza ou Cannes, mas pelo isolamento internacional que existia na época, não chegava a alcançar o reconhecimento que merecia. Só após 1989 o festival começa a ganhar reputação, atraindo cada vez mais a atenção de cineastas e colhendo cada vez mais elogios dos críticos, que sabem que em Karlovy Vary aparecem diretores pouco conhecidos no momento, mas que em poucos anos ganham fama mundial.

O festival não oferece apenas excelentes filmes, mas também é uma oportunidade de troca de conhecimentos entre cinéfilos. Nas tendas do festival há sempre um ambiente familiar, e as muitas festas nos bares da cidade permitem uma intensa convivência.

Descubra mais #DestinoTchequia #Tchequia100 

www.midestioneschequia.com
www.czechtourism.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s