Narrado em verso, “A poeta X” navega pelo universo do Slam Poetry

image004 (2).jpgFormada em Artes Cênicas pela Universidade George Washington, Elizabeth Acevedo é campeã americana de Slam Poetry, competição de poesia falada que tem se tornado uma via de expressão para jovens em todo o mundo. Filha de imigrantes dominicanos, ela se inspirou em sua própria experiência para escrever “A poeta X”, seu livro de estreia, que chega às livrarias em setembro pela Galera.

No texto, o leitor tem acesso ao caderno de poesias de Xiomara Batista, a protagonista que se sente sem voz e desconectada do mundo que a cerca. Narrado por meio de poesias – que, na melhor tradição do slam poetry, pedem uma leitura em voz alta –, o livro acompanha Xiomara em meio a provações clássicas da adolescência: a paixão pelo amigo da aula de biologia; a raiva e a ferocidade que sempre acabam respondendo primeiro aos gracejos.

A herança afro-latina da personagem também aparece em suas poesias, seja na forma do conflito com a mãe religiosa, nas questões de autoaceitação despertadas pelas curvas que começam a surgir ou nos preconceitos enfrentados no cotidiano no Harlem. A escrita em verso tem efeito poderoso, dando ritmo e autenticidade a uma história absolutamente contemporânea.

Elizabeth Acevedo é bacharel em artes cênicas pela George Washington University e mestre em escrita criativa pela Universidade de Maryland. Com mais de catorze anos de experiência em poesia performática, é Campeã Nacional de Slam Poetry. Figurando na lista de mais vendidos do New York Times assim que foi lançado, “A poeta X” é seu livro de estreia. Mais sobre a autora em www.acevedowrites.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s