Cinco curiosidades sobre o Alentejo

Região mais autêntica de Portugal guarda muitas surpresas

Conhecida como a região mais autêntica de Portugal, o Alentejo surpreende os turistas. Além dos belos cenários, vinhos deliciosos e hotéis sem igual, suas cidades e vilas abrigam curiosidades que vão desde o segredo para a carne de porco perfeita ao motivo que levou o céu local a receber um prêmio. Veja abaixo:

Observacao de Estrelas - Monsaraz - Turismo do Alentejo _ Crédito Divulgação Reserva Dark Sky Alqueva.jpg
Céu de Alentejo é um dos mais belo da Europa. (Foto: Reserva Dark Sky Alqueva)

1. Bolota alentejana
Você verá muitas azinheiras pelos campos do Alentejo, árvores que podem chegar a dez metros de altura e que têm frutos ovais e marrons, conhecidos como bolotas. São as tais bolotas que alimentam o porco alentejano, servido em praticamente todas as mesas da região. O resultado é uma carne comprovadamente mais saudável que a do porco tradicional, com menos gordura, calorias e colesterol.

2. Carnes de caça
O cardápio tradicional brasileiro inclui muita carne, mas elas não são muito variadas, girando em torno de gado, frango e peixe. No Alentejo, a dieta é bem diferente, garantindo a oportunidade de o viajante provar outros tipos, como carne de javali, veado, lebre, pato ou perdiz.

3. Céu premiado
Talvez você nunca tenha visto o céu receber prêmios, mas a região do lago Alqueva foi o primeiro destino do mundo a ter a certificação Starlight Tourism Destination da UNESCO, que atesta a sua qualidade para observação de estrelas. Esqueça a poluição luminosa e aproveite a oportunidade de viajar pelo universo sem nem precisar de um telescópio. E ainda dá para fazer isso enquanto passeia de barco, a cavalo ou em um piquenique à luz do luar.

4. Alqueva
O Alqueva é uma atração importante do Alentejo, com 250 quilômetros quadrados e muitos pontos de interesse, como os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel na margem direita e Mourão e Moura na margem esquerda. A curiosidade é que o grande lago é artificial e foi construído sobre o rio Guadiana, tendo alterado significativamente a paisagem local.

5. Pêra-Manca
O Alentejo é famoso por seus vinhos, que estão entre os melhores do mundo. Mas o Pêra-Manca é absolutamente icônico, tendo recebido diversos prêmios ao longo dos anos. A edição de 2011 é considerada a melhor safra portuguesa do século, contando até mesmo com um selo de segurança desenvolvido pela Casa da Moeda de Portugal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s