Como o projeto luminotécnico pode transformar ambientes

Um bom projeto luminotécnico é aquele que alia soluções, aproveitando a luminosidade da luz natural e a tecnologia da luz artificial

Além de proporcionar um conforto visual eficiente, a iluminação dos ambientes deve ser projetada por estratégias que valorizem os elementos do espaço, economizem energia e reduzam os impactos no meio ambiente.

A distribuição dos pontos de luz nos ambientes deve ser planejada por um profissional, capacitado para avaliar todo o espaço. O estudo analisa as funções dos ambientes, considera a quantidade de luz necessária para os espaços e calcula o nível de iluminação necessário.


Neste projeto de Machado, Weiss e Moraes, os rebatedores de LED criam uma iluminação indireta, deixando o ambiente mais íntimo e acolhedor. (Foto: Nenad Radovanovic)

Projetos que se destacam pelo luminotécnico

Além da beleza do design e da magnitude, os grandes vãos de aberturas dos projetos arquitetônicos possibilitam o máximo de aproveitamento da luminosidade natural. Essa proposta da arquitetura contemporânea busca integrar o ambiente interior com o exterior, trazendo a natureza para dentro de casa. Junto com ela, uma abundância de luz que confere as sensações de liberdade e aconchego.

No projeto de interiores, alguns elementos podem contribuir para o aproveitamento da claridade solar, sem que haja ofuscamento. Como no caso desta sala, onde foram utilizadas persianas romanas translúcidas.

Em ambientes com iluminação inadequada, a inclusão de pontos de luz é essencial, como neste projeto, uma área externa que se transformou numa churrasqueira gourmet. A solução foi acrescentar arandelas com lâmpadas nos murosOs pontos de iluminação no mobiliário o tornaram mais funcional, além de tornar as peças mais charmosas.

Para a iluminação dos móveis, outra opção é a fita de led, uma das mais charmosas do momento. Ideal para criar luz indireta, também pode ser utilizada entorno de objetos e ambientes. As fitas (ou mangueiras) de led são pequenas lâmpadas agrupadas em sequência, pontos que proporcionam iluminação suave e garantem um baixo consumo de energia.

A iluminação pode ir para além de destacar o décor. Outros detalhes do ambiente, como as paredes, também podem ser evidenciados – inclusive, se tornando um diferencial do projeto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s