Série de colagens convida espectador a pensar novas possibilidades de construções arquitetônicas e paisagens urbanas
A Galeria Recorte, espaço multicultural localizado na região do Baixo Augusta, em São Paulo, recebe a exposição “Planos Possíveis”, trabalho mais recentes do designer e artista visual Lucas Rampazzo. A entrada é gratuita e a exposição fica em cartaz até 14 de setembro, na Rua Augusta, 829.
A mostra traz duas séries de colagens que dialogam entre si, instigando o olhar imaginativo sobre o espaço urbano e de convívio. Através de sobras e retalhos geométricos de papel, o artista esboça possibilidades de construções arquitetônicas e paisagens urbanas.

“A escolha por reutilização de objetos e aproveitamento de material descartado é um convite a construirmos este olhar de transformação e mudança na paisagem urbana a partir do nosso universo imaginário. Seu trabalho nos conduz a olharmos as sutilezas que nos envolve cotidianamente e que, de maneira simples, podemos traçar conexões imaginárias de uma construção concreta do que almejamos como estética para o mundo atual”, afirma Lucas Pexão, curador da exposição.
As formas e figuras compostas a partir de encaixes funcionam como um quebra-cabeça oculto existente na relação forma-objeto dos nossos espaços de convívio. Essas combinações sugerem um esboço de ambientes e espaços arquitetônicos, ora vistos de cima, ora vistos de frente, ora vistos do ponto de quem experimenta o lugar em si. Em conjunto, as obras formam composições visuais entre cor e forma, inerentes ao universo do design gráfico, e também das repetições das formas, dialogando com o universo composicional da música.
Lucas Rampazzo nasceu em Maringá, no Paraná, e vive e trabalha em São Paulo. Em 2011, fez residência artística na cidade de Rotterdam, na Holanda, e já participou de exposições coletivas na galeria Logo, Mezanino e Sé Galeria. Também teve o zine Untitled Polaroids adquirido pelo acervo de publicações do MoMa, em Nova Iorque.
Em 2017, foi convidado para a residência multidisciplinar Re-Uso, na Praça Victor Civita, e, em 2018, para o festival Plana, na Cinemateca do Estado de São Paulo, expondo painéis pintados em grande formato.
Atualmente é reconhecido pela pesquisa e estudos relacionados ao seu trabalho ligado ao design e à música, onde transita por essas linguagens na busca das semelhanças entre o universo sonoro e visual. Ele também assina o projeto gráfico da capa do CD “Convoque seu Buda”, de Criolo.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “PLANOS POSSÍVEIS”
Local: Galeria Recorte
Endereço: Rua Augusta, 829, Consolação
Horário para visitação: terças às sextas, das 12h às 21h, e sábados, das 10h às 18h
Visitação até: 14 de setembro de 2019
Entrada Gratuita
Facebook: www.facebook.com/galeriarecorte
Contato: 11 3368-9824 / 98200-0805