1º Festival Gastronômico de Paraty reúne cultura, raízes e sustentabilidade

A belíssima e histórica cidade de Paraty, RJ, receberá entre os dias 24 e 27 de outubro, o seu esperado Festival Gastronômico. A primeira edição do evento pretende estimular as novas diretrizes da gastronomia inovadora e sustentável, abordando temas como Pancs (plantas comestíveis não convencionais), gastronomia social, agricultura urbana, agroecologia e agroflorestas, resgate de técnicas culinárias tradicionais, entre outros temas.

O festival chega de forma definitiva no calendário cultural oficial da cidade e ganha contornos que englobam gastronomia, cultura, música e audiovisual. Apresentando degustações, show-cookings, masterclasses e debates, o evento trará palestras de renomados e premiados chefs como Bel Coelho, Rafael Bocaina, Raul Godoy, entre outros importantes nomes da gastronomia nacional e regional. Além de promover oficinas, debates, música ao vivo, concursos com a participação de chefs e dos principais restaurantes da cidade, e muita comida gostosa.

A cada edição do evento um tema será escolhido como fio condutor para o debate. Neste primeiro Festival, as Pancs (plantas comestíveis não convencionais) e o resgate de técnicas tradicionais na culinária foram os temas escolhidos.

Com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia, o Festival destacará a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza, a implantação de práticas e manejo agroflorestal e botânica. Jorge estuda há mais de dez anos botânica prática, taxonomia, plantas nativas da Mata Atlântica, frutíferas e plantas alimentícias não convencionais com foco na gastronomia.

As atividades ocorrerão em diversos pontos da cidade, como o Cinema da Praça, que apresentará documentários, curtas metragens, entre outras mostras voltadas ao tema, a Casa da Cultura, com rodas de conversas e palestras, e a Quadra da Matriz, ponto central da cidade, que receberá a Arena Gastronômica, com “paneladas”, aulas e shows.

Os restaurantes participantes do Circuito trarão em seus menus pratos especialmente elaborados para o festival e apresentados durante o workshop sensorial e degustativo sobre as Pancs da Mata Atlântica.

O evento apresentará ao público a cultura paratiense, contando com a participação dos produtores locais, artesãos tradicionais e chefs da região. A preocupação ambiental também será uma forte marca da organização, que firmou parcerias para reduzir os impactos em relação à produção de lixo. Todos os talheres utilizados serão biodegradáveis, os copos reutilizáveis, haverá coleta seletiva de lixo e compensação de carbono produzido no período.

Com a realização do Festival, Paraty, cidade que é patrimônio mundial da UNESCO, caminha para se transformar em um importante polo gastronômico mundial, com sua culinária que resgata as raízes caiçaras e indígenas na região paradisíaca da Costa Verde.

Serviço:

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY
DE 24 A 27 de Outubro 2019

Centro:  Praça da Matriz – Paraty – RJ

                   Casa da Cultura de Paraty

                   Cinema da Praça

                   MAR – Mercado das Artes – Praça da Bandeira

www.festivalgastronomicodeparaty.com 


www.facebook.com/paratygastronomia

@paratygastronomia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s