Qual dos 50 tons de cinza é o ideal para sua parede?

Especialista conta curiosidades sobre as tonalidades do cinza e alerta os impactos que esta pode causar nas pessoas

O cinza é uma cor que, na decoração, pode causar diferentes impactos. Por isso, antes de ir pintando as paredes é preciso compreender todas as características, significados e efeitos que a tonalidade pode causar no ambiente, assim como a sensação que esta transmite para quem visita o local. Como não atrai atenção para si, normalmente é usada como base para outras cores que assumem o protagonismo no seu lugar. A arquiteta e sócia fundadora da Contraste Arquitetura, Caroline Bahia, comenta os aspectos por trás da cor e dá algumas dicas para usá-la.

Como a escolha da tinta que dará vida ao cômodo do seu lar é algo muito particular, Caroline lista algumas características que podem ser vistos como prós e contras a respeito da coloração: “Em geral os tons de cinza expressam neutralidade, por estar entre duas cores neutras, o preto e branco. Ela também é sinal de segurança, maturidade e comprometimento, em contrapartida, pode simbolizar apatia e isolamento”, portanto a dica da profissional é: “utilizar outras cores, pois diminui os aspectos que passem uma impressão negativa e deixa o ambiente aconchegante”.

Paredes cinzas: bom ou não?. (Foto: Divulgação)

Segundo a psicologia das cores, o cinza é a cor do compromisso, quando mais próximo ao preto, mais melancólico, já quando o branco é predominante, ela se torna mais animada. “A cor também interfere no nosso corpo, pois o cinza pode drenar a nossa energia. Dependendo da quantidade e da leveza da aplicação pode ser deprimente ou alegre. Extremamente conservadora, seu uso garante um tom formal e pode tornar o espaço monótono e sem muitos atrativos. Por isso é sempre bom mesclar com outras cores, mesmo que essas cores sejam neutras e sutis”, alerta Caroline.

A especialista encerra expressando sua opinião a respeito da coloração e dando um último conselho: “o cinza não possui energia, não estimula nem emociona, não é convidativo e nem chamativo. Para isso a solução é aplicá-lo na medida certa e junto com cores mais vibrantes e fortes para que o ambiente ganhe personalidade e vida. Na hora de reformar, é essencial saber a quantidade de cor usar. Temos que levar em conta que cada uma tem sua função”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s