Viena é paraíso de atrações culturais para crianças

Viena é uma das cidades com as maiores heranças artísticas e arquitetônicas da Europa. Apesar da fama de imponente graças a seus palácios, óperas e uma lista invejável de museus, a capital da Áustria também prestou atenção nas crianças e criou atrações especiais para entretê-las. A psicóloga e empreendedora carioca Nathália Gomes, que narra suas aventuras pelo mundo no site www.kids2gether.com.br, o marido Pedro e seus três filhos, os gêmeos Mateus e Gabriel, de 10 anos, e João Miguel, de 3, desembarcaram por lá para mostrar que o destino, nomeado Patrimônio Mundial da Unesco, tem espaço garantido e de honra no ranking de viagenskid friendly.

Os tempos imperiais marcantes que encantam e impressionam adultos também chegam à ala mirim. O melhor exemplo é o Museu das Crianças, do Schönbrunn Palace. O palácio, com 1441 cômodos, é uma das atrações locais mais visitadas e tem área específica que conta de forma especial como viviam as crianças herdeiras do império, como se vestiam, o que comiam, do que brincavam e até como tomavam banho. A visita é totalmente interativa e inclui um espaço para os pequenos se vestirem como príncipes e princesas do século 18 e tirarem fotos.

Outrohighlight fica por conta do Museu Zoom, localizado no Hofburg Palace. O espaço de 1,6 mil m² reúne diferentes ambientes, como estúdio de criação de arte eworkshop de ciência, além de várias outras programações para que os visitantes vivam experiências sensoriais e lúdicas inesquecíveis.

Se a ideia são passeios ao ar livre, uma boa pedida é patinar no gelo no Rathausplat no inverno e, durante todo o ano, dar uma volta na famosa Wiener Riesenrad, a roda gigante que funciona há mais de um século e de onde é possível ter vistas privilegiadas da cidade.

As descobertas continuam e, com o Vienna City Card em mãos, é possível usufruir de todo o sistema público de transporte. Entre as paradas que deixam qualquer criança animada está o Museu de História Nacional, com seus fósseis de animais em extinção, como pterodáctilos, e o Museu de Tecnologia de Viena. Outra opção imperdível é o Zoológico Schönbrunn, o mais antigo do mundo, fundado em 1752, e que recebe mais de dois milhões de visitantes todos os anos.

Entre uma atração e outra, vale parar para conhecer a gastronomia local. Não pode ficar de fora akäsekrainer, a variedade mais famosa das tradicionais salsichas, e owienerschnitzel, uma variação do conhecido bife à milanesa brasileiro. Para sobremesa, não há quem resista ao bolo de chocolatesachertorte e à popular torta de maçãapfelstrudel.

Neste roteiro especialkid friendly tem espaço também para a música. Em 2020, Viena tem todos os ouvidos voltados para ela, pois o ano marca o aniversário de 250 anos de Beethoven, compositor alemão que viveu mais de três décadas e morreu na cidade. A rica programação se estende por vários meses, mas um passeio que vale incluir a criançada é oBeethoven’s Vienna. A rota, criada pelo Google e disponível pela assistente virtual Amazon Alexa, conta a história deste gênio da música com áudios, curiosidades e um mapa interativo que passa por vários pontos importantes, como o Museu Beethoven, seu túmulo e alguns dos 40 apartamentos em que ele morou por lá.

Outras opções são a Casa do Som, famosa por sua interatividade ao contar episódios da marcante cena histórica clássica da cidade, e assistir a concertos. Na tradicional Ópera de Viena, as apresentações duram, em média, 3h o que torna preciso avaliar a idade e disposição das crianças. Mas, pela cidade, as casas de concertos têm guia repleto de atrações que se estendem pela metade do tempo.

Para conferir o conteúdo completo, acesse www.kids2gether.com.br e www.instagram.com/kids2gether.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s