Verão tcheco a céu aberto

Com a iminente chegada do verão, e gradual reabertura das atrações, a República Tcheca se prepara para aproveitar os dias quentes ao ar livre. Veja sete opções de jardins para se visitar em todo o país.

1. Os jardins Květná (Floral) e Podzámecká em Kroměříž

(Foto: Divulgação)

Os bispos e arcebispos de Olomouc construíram sua residência de verão em Kroměříž, na Morávia do Leste. O palácio, junto com os jardins Květná e Podzámecká, está inscrito na Lista de Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO. O jardim de Květná destaca-se pela configuração geométrica de seus canteiros de flores, labirintos e uma colunata com uma galeria de esculturas, uma rotunda com cavernas, um pêndulo de Foucault. O jardim de Podzámecká, anteriormente utilitário, foi remodelado no século XVII como um jardim barroco. As condições climáticas que prevalecem nas caves do palácio são magníficas para provar a grande variedade de excelentes vinhos da Morávia.

2. Área de Lednice e Valtice

(Foto: Divulgação)

Outro monumento inscrito na lista da UNESCO é a área de Lednice-Valtice, que se estende até a Morávia do Sul, perto de Brno, é a mais extensa paisagem do mundo adaptada como parque e, por isso é chamada de Jardim da Europa. Parques extensos, um conjunto de barragens, edifícios históricos no meio da natureza (cabanas de caça, catedrais, capelas), tudo isso merece uma caminhada; também aqui estão dois palácios esplêndidos: Lednice e Valtice.

3. Jardim do Palácio de Český Krumlov

(Foto: Divulgação)

O castelo e palácio estatal de Český Krumlov, na Boêmia do Sul, são alguns dos mais visitados pontos turísticos e monumentos da UNESCO. A parte mais extensa da área do palácio é o jardim barroco, que data da segunda metade do século XVII. No século XIX, a aparência do jardim mudou radicalmente, adotando o estilo de um parque inglês. Hoje, você pode percorrer mais de 10 hectares. Não perca a bela fonte da cachoeira com esculturas de deuses da água, vasos e alegorias representando as quatro estações do ano.

4. Jardins do Castelo de Praga

(Foto: Divulgação)

Que tal desfrutar de momentos inesquecíveis em um lugar romântico com vista para o panorama único de Praga? A área do Castelo de Praga oferece vários jardins com acesso livre para o público. Os jardins do norte são os mais valiosos do ponto de vista histórico; no entanto, os jardins do sul oferecem vistas magníficas da parte histórica da cidade. O maior jardim é o Jardim Real, onde você encontrará vários monumentos, como por exemplo, Královský letohrádek (Palácio Real de Verão), Míčovna e Lví dvůr (Pátio dos Leões), bem como árvores centenárias importadas.

5. Jardim do Palácio de Troja em Praga

(Foto: Divulgação)

O jardim do palácio de Troja se estende ao redor de Trojský zámek (Palácio da Troja) e, se você gosta do barroco, deve dar um passeio por aqui. É um modelo clássico de jardim barroco: cheio de estátuas, pérgulas, urnas, vasos, gazebos e elementos aquáticos. Na parte oriental do jardim, você encontrará um labirinto de plantas e obstáculos aquáticos.

6. Jardins do mosteiro em Litomyšl

(Foto: Divulgação)

Na área de Boêmia do Leste não deixe de visitar os jardins do mosteiro em Litomyšl. Eles se estendem ao lado do antigo mosteiro dos Piaristas entre duas catedrais de Litomyšl. Os jardins ocupam mais de 11.000 m² e estão localizados em uma colina que se eleva acima da cidade. Além de belas vistas, você pode admirar o gazebo, canteiros de flores, uma piscina com névoa, as esculturas criadas pelo excelente escultor tcheco Olbram Zoubek. Você pode relaxar nos parques locais e apreciar a música clássica suave que torna a atmosfera ainda mais agradável, bem como a iluminação da área que muda de dia e à noite. Os jardins do mosteiro estão abertos todo o ano.

Descubra mais #DestinoTchequia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s