WHATSAPP PAY CHEGA PRIMEIRO NO BRASIL – CONHEÇA A NOVA PLATAFORMA DE PAGAMENTOS

Função WhatsApp Pay chega ao aplicativo. (Foto: Divulgação)

Por Luigi Buratto

O aplicativo WhatsApp anunciou na última segunda-feira (15), que sua mais nova plataforma para pagamentos chegou ao Brasil. A ferramenta se chama WhatsApp Pay , ela permite aos usuários receber e transferir dinheiro e pagar e receber por produtos e serviços em transações instantâneas. 

Com o aumento da demanda por serviços digitais, principalmente pelo fato de estarmos vivendo em um período difícil onde é aconselhável não sair de casa, o WhatsApp chegou inovando. O aplicativo trouxe praticidade, comodidade e rapidez para quem quer pagar ou receber dinheiro.

Por enquanto as operações poderão ser realizadas apenas com cartões de crédito e débito de três bancos, Nubank, Banco do Brasil e Sicredi, das bandeiras Visa e Mastercard.

Como fazer pra habilitar?

  • Para utilizar a função, é preciso habilitar um cartão no Facebook Pay;
  • Logo que você entrar pela primeira vez, será necessário criar uma conta e cadastrar um cartão de um dos bancos parceiros, lembrando que a outra pessoa que também fará parte da operação deve ter feito o mesmo;
  • Ambos os aplicativos do WhatsApp devem estar atualizados;
  • Em seguida, basta abrir a conversa do contato que deseja enviar o dinheiro e, depois, pressione em “Anexar” e em “Pagamento”. Para prosseguir, insira o valor e uma mensagem para descrever o pagamento e toque em “PAGAR”.

Para pessoas físicas não tem custo, já no WhatsApp Business deve ser consultado o regulamento e ter uma conta com a Cielo, pois há um custo atrelado.

As transações podem ser feitas somente na moeda oficial do Brasil e em território nacional. Há um limite de mil reais por transação e R$ 5 mil por mês. 

A função já começou a aparecer em alguns dispositivos, porém levará ainda semanas para que todos tenham acesso.

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, postou em sua conta oficial: “Hoje estamos começando a lançar pagamentos para pessoas que usam o WhatsApp no Brasil. Estamos facilitando o envio e o recebimento de dinheiro como o compartilhamento de fotos. Também estamos permitindo que pequenas empresas façam vendas diretamente no WhatsApp. Para fazer isso, criamos o Facebook Pay, que fornece uma maneira segura e consistente de efetuar pagamentos em nossos aplicativos.” 

E também agradeceu e destacou o Brasil a ser o primeiro a ter acesso à ferramenta: “Quero agradecer a todos os nossos parceiros por tornar isso possível. Estamos trabalhando com bancos locais, incluindo o Banco do Brasil, Nubank, Sicredi e Cielo, o principal processador de pagamentos para comerciantes no Brasil. O Brasil é o primeiro país em que estamos lançando amplamente pagamentos no WhatsApp. Mais em breve!”.

A segurança segue o padrão dos pagamentos via Facebook Pay, em várias camadas, onde é necessário cadastrar a biometria e criar um PIN e, então, o usuário receberá um código de verificação. Para utilizar o recurso de forma segura, recomenda-se não compartilhar essas informações com ninguém.

O WhatsApp pretende expandir o recurso de pagamentos para outros países em breve.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s