VAZAMENTO DO “PES2021”

Por Henrique Moita

(Foto: Divulgação)

Hoje em dia, três empresas se destacam no mundo dos jogos esportivos: EA Games, Konami e 2k. As duas primeiras tem uma concorrência muito forte nos seus jogos de futebol, FIFA e PES, respectivamente. A 2k é mais focada na NBA e não se aventurou no mundo do futebol.

Ano após ano, os fãs entram na eterna discussão de qual jogo é o melhor, PES ou FIFA?

FIFA, que sempre recebeu o título de simulador de futebol, hoje em dia passou a ser muito mais árcade, com seus dribles à lá FIFA Street (saudades, inclusive). O contrário aconteceu com o título da Konami, que sempre foi visto mais como um jogo arcade e, hoje em dia, passou a ser mais simulador.

Ano após ano, também, tivemos muitas reclamações dos jogadores, principalmente pela falta de inovação nos jogos. Muitos do FIFA reclamam do fato do jogo ser praticamente o mesmo, desde a sua versão de 2016. Enquanto sinto que o PES veio evoluindo um pouco, principalmente em sua jogabilidade.

Porém, chegamos na era em que os jogos, basicamente rodam em torno dos seus modos online. Tanto a EA, quanto a Konami, tem os seus dos jogos. Enquanto a primeira, nos traz o Ultimate Team, a outra, o MyClub.

Ambos os modos funcionam basicamente da mesma maneira: você vai jogando, juntando o “dinheiro” do jogo, e depois usando ele para comprar pacotes que vão te dar jogadores para você conseguir usar no seu time. Nisso, a Konami sai um pouquinho na frente, por ser um pouco mais fácil de se montar um time bom. Eu mesmo, depois de um mês no máximo, já tinha um time bem competitivo com diversas estrelas no mesmo time, ao passo que no Ultimate Team, se demora muito mais para que isso aconteça.

(Foto: Divulgação)

Mas por que essa divagação toda? O que isso tem a ver com o título da matéria?

Calma, meu jovem, vou chegar lá.

O fato é que, desde que tivemos a popularização desses modos online, os modos off-line dos jogos estão sendo deixados de lado. A anos não temos nada de inovador neles. E sempre são basicamente iguais, em todas as suas edições. Até na atual, que a Konami anunciou que faria uma remasterização completa no seu modo off, a famosa Master Liga, a decepção foi enorme, quando foi constatado que a única mudança feita foi a adição de algumas cut-scenes durante a campanha. Tirando isso, o modo era o MESMO das versões anteriores.

E agora chegamos, de fato ao que o título da matéria diz.

Nos últimos dias, tivemos um vazamento pela Xbox Live, que falava que esse ano, a Konami não irá lançar um novo jogo de futebol, que seria o PES2021. Ao invés disso, eles lançarão uma DLC paga de “atualização de season” 2021. No vazamento, informava que o valor da expansão não será o de um jogo completo (ainda bem). Mas no que isso é bom e ruim para a Konami? É isso que eu quero analisar.

Isso já é algo que vem sendo discutido a muito tempo em grupos entre os jogadores dos games, tanto de PES, quanto de FIFA. Esses jogos, não deveriam ser anuais, já que raramente trazem algo inovador. E, tendo em vista que, aqui no Brasil, se paga entre R$ 200 e 300, nas versões básicas dos jogos, seria muito melhor que fossem lançadas DLCs e que a cada dois ou três anos, fosse lançada de fato, uma nova versão dos jogos. Isso daria tempo dos desenvolvedores criarem jogos melhores.

Aí você vai falar: “Pô, legal, então a Konami acertou fazendo com que o PES2021, sendo apenas uma atualização para a sua versão 2020?”

Então, não e eu vou explicar o porquê.

Dois fatos nos levariam a comprar a DLC PES2021, a atualização dos elencos e o fato de termos também possíveis novos jogadores para a seus modos online. Mas aí é que a Konami já cavou sua sepultura. A empresa libera a edição no jogo. Hoje em dia, a coisa mais fácil de se achar na internet são os famosos option files, de maneira gratuita. Os OFs, como são conhecidos, são feitos por diversos editores. Neles são arrumadas as escalações, nomes e uniformes de diversos times; ligas são adicionadas às ligas fictícias deixadas pela Konami no jogo. Inclusive, nessa versão 2020, a própria empresa colocou um tutorial de como instalar esses OFs no jogo. Então aí já fica a pergunta, quem vai gastar dinheiro em uma atualização de elenco, sendo que tem pessoas que fazem isso de graça na internet?

Até mesmo os jogadores que participam de campeonatos, se o jogo é exatamente o mesmo, eles podem usar a versão anterior para treinar, já que isso não irá afetar em NADA a jogabilidade.

Em resumo, é isso, a Konami fez o certo em não lançar um jogo novo, focando em próximas edições do jogo que, com certeza, também irão chegar para a próxima geração de consoles, mas deu um tiro no próprio pé quando ela mesma libera que edições sejam feitas, fazendo com que os jogadores não precisem gastar nessa nova DLC para terem os elencos atualizados.

Mas e você? Prefere FIFA ou PES? Gostou dessa novidade, que pode começar a virar tendência no mercado dos jogos de esportes? Conte mais para a gente nos comentários.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s