DOCUMENTÁRIO EM QUADRINHOS DOS SOBREVIVENTES DO ACIDENTE NUCLEAR DE CHERNOBYL

HQ Primavera em Tchernóbil mostra a vida que restou no palco da tragédia

(Foto: Divulgação)

Em abril de 1986 aconteceu o maior desastre nuclear da história, a explosão da Estação Nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, parte da antiga União Soviética. A nuvem radioativa contaminou pessoas, animais e o que tem vida.

Após 20 anos, um grupo de ativistas e artistas visitam o palco da tragédia que infelizmente deixou famílias para trás. O propósito da visita era documentar a situação dos sobreviventes e mostrar como é a vida num lugar contaminado. Emmanuel Lepage tinha a missão de retratar o desastre, mas encontra tamanha beleza que decide criar a história em quadrinhos “Primavera em Tchernóbil”.

A HQ em pré-venda, publicada pela Geektopia, é um documentário, uma grande reportagem que retrata vidas reais a partir da perspectiva do artista que esteve em Chernobyl, o lugar que se manterá inabitável por até 20 mil anos. A arte de Emmanuel Lepage sobre sua visita é extremamente sensível, à medida que o autor percebe que há vida entre os escombros da tragédia, o preto e branco inicial começa a dar lugar a vislumbres de cor, que representam a esperança.

O autor Emmanuel Lepage nasceu em 1966 em Saint-Brieuc, na França. Começou sua carreira em 1983, quando o jornal “Ouest-France” passou a publicar algumas de suas ilustrações. É dono de um traço elegante e um notável talento como colorista. Recebeu merecido reconhecimento ao se juntar à prestigiada coleção “Aire Libre”, em colaboração com a escritora Anne Sibran na obra “La Terre sans mal”, que reconstrói a vida dos índios na Amazônia. Antes de “Primavera em Tchernóbil”, Emmanuel Lepage publicou outro documentário em quadrinhos em 2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s