KenLoach, Cillian Murphy, Terry Gilliam, Jeff Bridges, Jennifer Tilly, Alfred Hitchcock e Dziga Vertov no cardápio da semana!

Chegou o primeiro cardápio de novembro!

O À La Carte abre o novo mês com grandes nomes que você adora: Ken Loach, Cillian Murphy, Terry Gilliam, Jeff Bridges, Jennifer Tilly, Alfred Hitchcock e Dziga Vertov!

“Ventos da Liberdade”, de Ken Loach; “Contraponto”, de Terry Gilliam; “Um Homem Com Uma Câmera”, de Dziga Vertov; “Showroom”, de Fernando Molnar; e “Curtas de Alfred Hitchcock”.

“Ventos da Liberdade”: Filme vencedor da Palme de Ouro no Festival de Cannes 2006. Todos os soldados britânicos do filme são interpretados por ex-soldados do exército britânico. Um cachorro de três patas aparece de passagem em uma cena de “Ventos da Liberdade”, imagem que se tornou uma espécie de marca registrada nos filmes de Ken Loach, desde que, acidentalmente, uma cão com essas características apareceu num filme dele, se tornando uma aparição planejada em seus longas seguintes.

(Foto: divulgação)

“Contraponto”: O diretor Terry Gilliam, que em 2006 renunciou à sua cidadania americana, temia se tornar um terrorista em sua juventude, durante os conflitos políticos dos anos 60, e, por isso, decidiu deixar os EUA para ir morar na Inglaterra, onde conheceu seus futuros parceiros do Monty Python: Terry Jones, Eric Idle e Michael Palin. Terry Gilliam dirigiu “Contraponto” com um cronograma muito apertado, durante um intervalo de seis meses da pós-produção de “Os Irmãos Grimm” (2005), uma folga que ele precisou tirar deste filme porque ele e o produtor executivo Harvey Weinstein estavam discordando sobre o corte final. A caixa de correio nacional do filme leva o nome “M. Cullin”, uma referência a Mitch Cullin, autor do livro no qual o roteiro foi baseado.

(Foto: divulgação)

“Um Homem Com Uma Câmera”: Filmado por um período de três anos e extremamente inovador para a época em que foi lançado, em 1929, o filme ficou muito famoso por apresentar para o público todos os tipos de técnicas de câmera possíveis até então, entre elas dupla exposição, câmera acelerada, câmera lenta, quadros congelados, telas divididas, close-ups extremos, filmagem de trás para frente e animação em stop motion. Embora pareça se passar em uma única cidade, o filme foi filmado em Moscou, Odessa, Kharkiv e Kiev, quando estas três últimas faziam parte da União Soviética, porém, hoje elas fazem parte da Ucrânia. Preocupado com a forma como o filme seria recebido e que ele poderia ser destruído pelos censores do governo, o diretor Dziga Vertov enviou mensagens para o Pravda, principal jornal da União Soviética, para tentar explicar as intenções do filme e sua posição anticonvencional contra o cinema regular, uma tática que deu certo e criou um maior interesse pela obra.

(Foto: divulgação)

“Showroom”: Esta comédia marca a estreia do documentarista argentino Fernando Molnar no cinema ficcional. O protagonista Diego Peretti, além de comediante, é formado em psiquiatria, e é conhecido do grande público pela série de TV “Los Simuladores” e pela comédia “Não é Você, Sou Eu” (2004), lançada nos cinemas brasileiros. O corroteirista Sergio Bizzio colaborou no roteiro de diversas séries famosas e filmes conhecidos do público brasileiro, entre eles “XXY” (2007), filme com Ricardo Darín, e “O Silêncio do Céu” (2016), estrelado por Leonardo Sbaraglia, Carolina Dieckmann e Chino Darín.

(Foto: divulgação)

“Curtas de Alfred Hitchcock”: “Bon Voyage” é um curta de propaganda falado em francês, feito por Alfred Hitchcock para o Ministério da Informação britânico. “Aventure Malgache” é um média-metragem de propaganda britânica falado em francês, dirigido por Alfred Hitchcock para o Ministério da Informação britânico.

(Foto: divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s