CONVENÇÃO DAS BRUXAS

Por Henrique Moita

Quando vi que teríamos um remake de “Convenção das Bruxas”, fiquei animado com o fato. Lembro que assisti ao filme várias vezes na “Sessão da Tarde” ou no “Cinema em Casa”. Então, fiquei ainda mais animado quando recebemos o convite da Warner para assistir ao novo longa.

Admito que tinha bastante coisa que eu não lembrava do filme, mas a história principal, sim. Pois bem, 30 anos se passaram entre as realizações das duas versões do filme e isso se torna bem visível na tecnologia que agora pode ser implantada, tornando diversos efeitos especiais muito melhores.

Remake ‘Convenção das Bruxas’. (Foto: divulgação)

Somado a isso, temos uma representatividade muito maior no filme também e fazendo com que pudessem ser colocadas críticas sociais muito presente nos dias de hoje. Uma das cenas que mais me chamou a atenção para isso é quando a avó (Octavia Spencer) chega no hotel que eles ficarão hospedados. Quem os recebe é um negro, que estranha a presença de uma senhora de cor. Quando está revela que se hospedará lá, ele abre um sorriso, mostrando estar muito contente que pessoas negras possam ter a chance de se hospedar em um hotel que é para a elite.

Outro grande destaque do filme é a atuação de Anne Hathaway como a “Grande Bruxa”. A atriz soube fazer uma líder convincente e aterrorizante.

Porém, como nem tudo são flores em um filme, duas coisas me chamam a atenção de um modo negativo. Primeiro, foi o fato de como as bruxas disfarçam uma de suas principais características. Nos é dito que elas tem uma boca enorme, que sua extensão é de orelha a orelha e que, para disfarçar, elas usam maquiagem, ficando muito parecidas com o Coringa de Heath Ledger, quando não estava com o rosto coberto de maquiagem. Com isso, fica muito visível que tem algo ali, como se fosse uma cicatriz e sério, que NINGUÉM no mundo percebe isso? Ou simplesmente nada comentam? Impossível que não fosse feito nenhum comentário por parte de outras pessoas. Acho que isso poderia ter sido mostrado, pelo menos.

‘Convenção das Bruxas’ original. (Foto: divulgação)

O outro ponto é justamente em algo que, em tese, deveria ter sido melhorado, por conta do avanço nos efeitos especiais, e também envolve a boca das bruxas. Em determinado momento do filme, é feito um close no rosto da Grande Bruxa quando ela está em sua verdadeira forma (careca e com a boca em seu tamanho normal) e nesse momento, da claramente para ver que a boca é feita por efeitos especiais, não parece nem um pouco realista, o efeito ficou meio estranho, dando para notar claramente que aquilo foi feito pelo computar.

Vamos agora a algo que me chamou atenção de modo positivo.

Do mesmo modo que o longa de de 1990, as bruxas tem que usar luvas grandes, que chegam até o cotovelo, porque elas possuem garras. A diferença de uma versão para a outra é que, na primeira são garras “normais”, sendo representadas como se fossem mãos muito longas. Porém, no remake do longa, as garras são mostradas de modo diferente, são como se fossem mãos “normais” que estivessem faltando os dedos anelar e médio. Depois que nos é revelado isso, se você prestar atenção nas bruxas, quando elas estão com luvas, dá para perceber que esses dois dedos parecem falsos, dando muito mais veracidade ao que nos foi apresentado.

Por fim, minha avaliação final de “Convenção das Bruxas” é 6,5/10. O filme é basicamente O MESMO da sua versão anterior, tendo apenas as inovações tecnológicas de diferença e me fez pensar, “será que realmente precisava de um remake do filme?”. A história é interessante e divertida. Talvez o remake tenha sido feito para que o público seja renovado, mas não vejo uma real necessidade para isso.

Uma consideração sobre “CONVENÇÃO DAS BRUXAS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s