VIÚVA NEGRA

Por André Tanabe

(Foto: divulgação)

Ação, adrenalina, mistério e suspense e um toque de drama familiar. Essas são as principais atmosferas que circulam o mais recente filme da Marvel. Viúva Negra conta com a direção de Cate Shortland e finalmente irá estrear nos cinemas e no serviço de streaming do Disney+ no dia 9 de julho, com Premier Acess.

O longa segue a atmosfera de um clássico thriller de espionagem, com a proposta de explorar o passado de Natasha Romanoff e de mostrar uma última missão da espiã no MCU. A personagem de Scarlett Johansson encontrou seu fim em Vingadores: Ultimato, mas seu legado está longe de ser esquecido. A cronologia dos eventos do filme se passa entre os eventos de Capitão América: Guerra Civil e Vingadores: Guerra Infinita, mas para compreendermos melhor aquilo que moldou Natasha Romanoff nós temos que voltar para o passado. Inicialmente somos apresentados a infância de Natasha e também a sua família que descobrimos serem espiões russos que estavam infiltrados nos Estados Unidos.

Após os eventos de Capitão América: Guerra Civil, Natasha se reencontra com sua irmã Yelena Belova (Florence Pugh), que a recruta para uma missão de salvar outras mulheres vítimas do programa Sala Vermelha e também para acertar as contas com o responsável pelo programa. A dinâmica entre as irmãs é o ponto alto do filme. A introdução de Yelena serve como um contraponto teimoso para a visão mais tradicionalista de Natasha, devido ao seu tempo com os Vingadores, são nas interações das irmãs que podemos ver o lado mais humano de Natasha.

Viúva Negra chega dia 9 aos cinemas. (Foto: divulgação)

Durante a missão, Natasha e Yelena se reencontram com o resto da sua “pseudo-família”, o Guardião Vermelho (David Harbour) e Melina Vostokoff (Rachel Weisz), embora tenha sido colocado como um papel menor, Harbour serve como alívio cômico para a trama em certos momentos, e a dinâmica com Weisz complementa o drama familiar de família disfuncional, que funciona de forma magnifica.

Outro ponto alto do filme se faz na presença de seu antagonista, o Treinador. Uma ameaça misteriosa capaz de copiar qualquer movimento de seu adversário apenas observando e estudando ele. Gerando assim diversas cenas de ação impecáveis. Dando assim destaque para a coreografia que é muito bem trabalhada, apresentando para o espectador cenas de ação de tirarem o folego, um destaque da coreografia dentro do filme fica para uma cena em que a Natasha e a Yelena lutam e nas cenas de luta do Treinador, que se você prestar atenção consegue ver na sua mente certos movimentos de luta utilizados por outros personagens dentro do MCU. Vale ressaltar também a trilha sonora do filme que deixa tudo mais eletrizante e emocionante conforme o filme vai chegando em seu clímax.

Um ponto que deixa a desejar é o fato de o filme não ousar mais ao ponto de se distinguir em meio aos filmes solos do MCU para o encerramento de uma personagem tão marcante e que merecia um filme solo a anos, e se manter na fórmula segura criada em Capitão América: O Soldado Invernal. O filme poderia ter aproveitado de ser um filme solo e único para criar um ambiente especial e mais marcante para Natasha.

Viúva Negra é um filme que aborda temas como família e abuso, mas ele serve principalmente como uma despedida de Scarlett Johansson do MCU e da personagem de Natasha Romanoff, e também como uma passagem de bastão e do legado da Viúva Negra, em geral é um filme que a personagem merecia a anos.

Título Original: Black Widow

Direção: Cate Shortland

Elenco: Scarlett Johansson, Florence Pugh, David Harbour, Rachel Weisz

Duração: 2 horas e 13 minutos (113 min)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s