Mulan

Por Henrique Moita

Há pouco menos de um mês, mais precisamente no dia 17 de novembro, chegava ao Brasil um dos serviços de streaming mais esperados dos últimos tempos, o Disney+. Como a empresa do famoso camundongo é dona de quase todo o mundo do entretenimento, junto vieram diversos filmes e séries consagrados, como filmes do UCM, saga Star Wars, sucessos da FOX, entre outros.

Na última sexta-feira, chegou a mais recente adaptação de uma de suas maiores animações, agora em live action, Mulan. Diferente das anteriores, que tinham a intenção de ser uma “cópia” do original, porém nesse formato com atores reais, Mulan queria mudar.

Um dos principais motivos, era que a animação, não era muito fiel a lenda da guerreira na qual ela é baseada. Por isso diversas mudanças foram feitas. As duas principais seriam a ausência de um dos personagens mais queridos pelo público, o dragão Mushu, sendo substituído no longa por uma fênix e o fato do filme não ser mais um musical, por querer adotar um plano mais sério.

A ideia geral do filme, permanece a mesma, Mulan é uma jovem mulher que não tem aptidão nenhuma para ser aquela “mulher tradicional” da época e quando a China é sofre um ataque, ela finge ser um homem, para ir no lugar de seu pai para a guerra, tendo em vista que seu pai já era velho e estava debilitado por conta de guerras anteriores.

Mulan está disponível no Disney+. (Foto: divulgação)

Agora vem aquelas famosas perguntas. O filme é bom? Tem muita diferença para a animação, além das já citadas? Mushu fez muita falta?

Vamos começar respondendo a última pergunta logo de cara. Admito que fiquei muito chateado ao saber que o pequeno dragão não estaria presente no longa e já logo pensava: “Desonra! Desonra pra tu, desonra pra Disney, desonra para a sua vaca!”, mas assistindo o filme, percebi que sua ausência era realmente necessária. Mushu não se encaixaria no tom do filme, que tenta ser muito mais sério do que a animação original. Porém, o seu “substituto”, a fênix, também poderia não estar lá. Realmente não vi a necessidade do ser estar presente, a não ser para ter algo visualmente bonito em algumas cenas, mas também não faria falta.

Agora respondendo a segunda pergunta. Tirando a já citada ausência, temos a mudança de que, no live action, Mulan já possui um dom especial, aqui chamado de “chi”, apresentado para nós logo no começo. Temos a ausência de Li, substituído pelo também soldado Honghui como par da protagonista. Agora, o comandante do grupo de Mulan, será o Comandante Tung, ex-companheiro de guerra de seu pai. E também temos a presença de uma Bruxa, que auxilia o Bori Khan (que na animação seria Shan-Yu).

Agora vamos a primeira pergunta e a mais importante. A qualidade do filme. Dessa vez, fiz algo “errado” antes de escrever a crítica e acabei lendo outras. Porém, fico feliz em dizer que isso não mudou em nada a minha opinião, até porque a enorme parte da crítica, fala que o filme é de ruim a mediano. E devo admitir que eu gostei bastante dessa nova versão. Apesar de alguns furos, afinal, nenhum filme é perfeito, o live action de Mulan me agradou bastante, principalmente na mudança para um tom mais sério do filme, em comparação com a animação. A única coisa que eu realmente não gostei, mas até compreendo um pouco, é o destino da Bruxa e talvez o fato de Mulan ser muito “overpower” ao invés de ser apenas uma guerreira com grandes habilidades, ela aparenta quase ter superpoderes.

Por fim, minha nota para Mulan será 7,5/10.

Ah, e eu particularmente, gostei da aparição de Ming-Na Wen (apesar de discreta e quase imperceptível para quem não prestar atenção), que na animação da voz á Mulan e muitos queriam que ela tivesse interpretado inclusive a mãe da protagonista nesse novo filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s